Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2913
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Narrativas autobiográficas de jovens das comunidades rurais: acesso, permanência e pós-permanência na educação tutorial |
Autor(es): | Sousa, Márcia Camila Bispo |
Orientador(a): | Jesus, Rita de Cassia Dias Pereira de |
Membro(a) da banca: | Barros, Juliana Neves |
Membro(a) da banca: | Jesus, Murillo Pereira de |
Referência: | SOUSA, Márcia Camila Bispo. Narrativas autobiográficas de jovens das comunidades rurais: acesso, permanência e pós-permanência na educação tutorial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicada, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa, buscou trazer fatos e dados reais da importância que o grupo de educação tutorial, PET conexões de saberes: acesso permanência e pós-permanência na UFRB, tem perante a comunidade rural, e a possibilidade que é dada aos jovens dessas comunidades sobre o acesso, a permanência e a pós permanência. Esta pesquisa possibilita às/aos egressos/as e ingressantes do grupo PET, trazerem suas narrativas e trajetóriax, ao ingressar neste espaço que também e de formação, o grupo PET, que se faz como um divisor de águas na vida de cada um que tem o privilégio de conhecer, como diz os relatos “uma vez petiane, para sempre petiane”. As narrativas autobiográficas de egresso/as das comunidades rurais, e me incluo neste lugar, já que sou de comunidade rural, vem trazer nesta pesquisa realidades de vida, onde as abordagens buscam mostrar, que há caminhos possíveis no espaço acadêmico. E o quanto as políticas sociais são fundamentais nesse processo de permanência e pós permanência na Universidade. |
Palavras-chave: | Narrativas autobiográficas Educação Tutorial Comunidade Rural |
Resumo em inglês: | This present article sought to bring facts and real data on the importance that the tutorial education group, PET, connections of knowledge access to permanence and post-permanence at UFRB, has before the rural community, and the possibility that is given to young people in these communities on access to permanence and post-permanence. This research makes it possible for former and new members of the PET group to bring their historical narratives of their trajectory, by joining this space that is also a training space, the PET group, which acts as a watershed in the life of each one who has the privilege to know , as the reports say “once a pet, forever a pet”. The autobiographical narratives of egresses from rural communities, and I include myself in this place, since I come from a rural community, bring life realities to this research, where the approaches seek to show that there are possible paths in the academic space. and how fundamental social policies are in this process of permanence and post-permanence at the University. |
Palavras-chave em inglês: | Autobiographical narratives Graduates Rural Community |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Data do documento: | 1-Jun-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-07-01 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2913 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas_Autobiografica_Jovens_TCC_2023.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.