Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Bacharelado em Engenharia Florestal - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2729
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a importância do solo utilizando mapas mentais
metadata.dc.creator: Souza, Poliane Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Inácio, Euzelina dos Santos Borges
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Luciano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, André Leonardo Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Alcoforado, Paula Ângela Umbelino Guedes
metadata.dc.description.resumo: O solo é um elemento essencial para a manutenção da vida terrestre e é fundamental para o meio ambiente, se tornando necessária sua popularização, para que ele seja utilizado de maneira racional. Sabendo-se que a criança transmite durante sua vida aquilo que aprende na infância, se torna fundamental despertar nela a consciência ambiental. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Cruz das Almas, Bahia, sobre o solo, bem como obter a opinião dos mesmos sobre a educação de solos nas escolas. Para isso, utilizou-se a metodologia da análise de mapas mentais, que se trata da transferência para um papel das imagens espaciais que cada indivíduo vivencia sobre determinado tema. Para avaliar o contato e conhecimento dos estudantes sobre a temática solo foi aplicado também um questionário. Feito isso, realizaram-se oficinas, com o intuito de levar maiores informações sobre o tema, e ampliar o contato das escolas com o ensino de solos. Os estudantes demonstraram uma percepção do solo dentro do contexto ambiental, mas de maneira geral precisam aprimorar o conhecimento em torno do tema. As oficinas tiveram um papel fundamental na reflexão e sensibilização sobre a importância do solo.
Keywords: Educação ambiental
Popularização do solo
Percepção ambiental
Abstract: Soil is an essential element for earthly life maintenance and it's fundamental to the environment. However, the soil component is usually not remembered with the issue of environmental degradation. Knowing that the children passes during their lifetime what they learn in childhood, so it becomes essential to awake environmental awareness in them. This work aims to evaluate the perception of elementary school students from public schools in Cruz das Almas county, Bahia, Brazil, about soil and their opinion on soil education in schools. For this, methodology used was the mental maps analysis, which deals with transfer to paper spatial images that represent individual experiences about a particular theme. Also, a survey with questionnaires was administered to assess the contact and knowledge of students about soil theme. Then workshops were held in order to bring more information on the subject and enlarge the contact between schools and soil teaching. Students demonstrated a soil awareness within the environmental context, but in general they need to improve knowledge about the theme. The workshops played a key role in reflection and awareness about soil importance.
metadata.dc.subject.en: Environmental education
Soil popularization
Environmental awareness
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 4-Feb-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-09-26T19:27:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2729
Appears in Collections:CCAAB - Bacharelado em Engenharia Florestal - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepcao_Alunos_Ensino_TCC_2016.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.