Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2556
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A utilização do aparelho celular como ferramenta de aprendizagem: contribuições para o ensino de Ciências e Biologia |
Autor(es): | Conceição, Josimare Queiroz da |
Orientador(a): | Ferreira, Rosilda Arruda |
Membro(a) da banca: | Ramos, Luiza Oliveira Lacerda |
Membro(a) da banca: | Moreira, Lídia Cabral |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar o uso do aparelho celular como ferramenta para construção de novas aprendizagens a partir das perspectivas dos estudantes e como objetivos específicos compreender como e para que os estudantes utilizam o aparelho celular; identificar, nas perspectivas dos estudantes, se o uso do dispositivo móvel facilita a aprendizagem de novos conhecimentos e refletir sobre as sugestões dos estudantes quanto ao uso do celular como recurso didático. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, situado em Cruz das Almas-BA, com duas turmas de estudantes do 2° Ano do Ensino Médio, e caracterizou-se como qualitativa. No processo de coleta de dados foram utilizados três instrumentos: a elaboração e aplicação de uma ID, um questionário e um roteiro de observação. Considerando os registros do roteiro de observação, percebeu-se durante a aplicação da ID que os estudantes se apresentavam motivados para desenvolver a atividade. Utilizaram o aparelho celular com responsabilidade e interagiram entre si durante o processo. Essas constatações se aproximam das respostas da maioria dos estudantes quando expressaram no questionário que utilizam o aparelho celular não apenas como fonte de entretenimento, mas com o intuito para aprender algo novo e quando consideram que o uso do celular facilita a aprendizagem de novos conhecimentos. Assim, sugestionaram possibilidades para a utilização do aparelho em sala de aula, tais como realizar pesquisas na internet, esclarecer dúvidas durante as aulas e para o uso de aplicativos educativos. Diante dos resultados foi possível constatar a relevância de proporcionar recursos didáticos que despertem o interesse dos estudantes para o processo de ensino e aprendizagem. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências e Biologia Novas tecnologias - Celular Intervenção didática - Aprendizagem Cruz das Almas (BA) |
Resumo em inglês: | This search aims to analyze the use of the cell phones as a tool to build new learning from the perspectives of students and specifically understand how and for what purpose students use the cell phone; to identify, in the students' perspectives, whether the use of the mobile device facilitates acquiring new knowledge and to reflect on the suggestions from the students regarding the use of cell phones as didactic resource. The research was developed at the Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, a public school located in Cruz das Almas-BA, with two High Scholl 2 nd grade students, and was characterized as qualitative. In the process of data collection, three instruments were used: the elaboration and application of ID, a questionnaire and an observation script. Considering the observation script records, it was noticed during the ID application that the students were motivated to develop the activity. They used the cell phone responsibly and interacted with each other during the process. These findings are consistent to the responses from most students when they expressed in the questionnaire that they use the mobile device not only as a source of entertainment, but with the intention of learning something new and when they consider that the use of the cell phone eases acquiring new knowledge. Thus, they suggested possibilities for the use of the device in the classroom, such as carrying out Internet research, clarifying doubts during class and the use of educational apps. In view of the results, it was possible to verify the relevance of providing didactic resource that arouse students' interest in the teaching and learning process. |
Palavras-chave em inglês: | Science and Biology Teaching New technologies - Cell phone Didactical intervention - Learning Cruz das Almas (BA) |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 14-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-07-26T19:23:10Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2556 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilizacao_Aparelho_Celular_TCC_2018.pdf | 998,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.