Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Josimare Queiroz da-
dc.date.accessioned2023-07-26T19:23:10Z-
dc.date.available2023-07-26T19:23:10Z-
dc.date.issued2018-08-14-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2556-
dc.description.abstractThis search aims to analyze the use of the cell phones as a tool to build new learning from the perspectives of students and specifically understand how and for what purpose students use the cell phone; to identify, in the students' perspectives, whether the use of the mobile device facilitates acquiring new knowledge and to reflect on the suggestions from the students regarding the use of cell phones as didactic resource. The research was developed at the Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, a public school located in Cruz das Almas-BA, with two High Scholl 2 nd grade students, and was characterized as qualitative. In the process of data collection, three instruments were used: the elaboration and application of ID, a questionnaire and an observation script. Considering the observation script records, it was noticed during the ID application that the students were motivated to develop the activity. They used the cell phone responsibly and interacted with each other during the process. These findings are consistent to the responses from most students when they expressed in the questionnaire that they use the mobile device not only as a source of entertainment, but with the intention of learning something new and when they consider that the use of the cell phone eases acquiring new knowledge. Thus, they suggested possibilities for the use of the device in the classroom, such as carrying out Internet research, clarifying doubts during class and the use of educational apps. In view of the results, it was possible to verify the relevance of providing didactic resource that arouse students' interest in the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectNovas tecnologias - Celularpt_BR
dc.subjectIntervenção didática - Aprendizagempt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleA utilização do aparelho celular como ferramenta de aprendizagem: contribuições para o ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral, analisar o uso do aparelho celular como ferramenta para construção de novas aprendizagens a partir das perspectivas dos estudantes e como objetivos específicos compreender como e para que os estudantes utilizam o aparelho celular; identificar, nas perspectivas dos estudantes, se o uso do dispositivo móvel facilita a aprendizagem de novos conhecimentos e refletir sobre as sugestões dos estudantes quanto ao uso do celular como recurso didático. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, situado em Cruz das Almas-BA, com duas turmas de estudantes do 2° Ano do Ensino Médio, e caracterizou-se como qualitativa. No processo de coleta de dados foram utilizados três instrumentos: a elaboração e aplicação de uma ID, um questionário e um roteiro de observação. Considerando os registros do roteiro de observação, percebeu-se durante a aplicação da ID que os estudantes se apresentavam motivados para desenvolver a atividade. Utilizaram o aparelho celular com responsabilidade e interagiram entre si durante o processo. Essas constatações se aproximam das respostas da maioria dos estudantes quando expressaram no questionário que utilizam o aparelho celular não apenas como fonte de entretenimento, mas com o intuito para aprender algo novo e quando consideram que o uso do celular facilita a aprendizagem de novos conhecimentos. Assim, sugestionaram possibilidades para a utilização do aparelho em sala de aula, tais como realizar pesquisas na internet, esclarecer dúvidas durante as aulas e para o uso de aplicativos educativos. Diante dos resultados foi possível constatar a relevância de proporcionar recursos didáticos que despertem o interesse dos estudantes para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee1Ramos, Luiza Oliveira Lacerda-
dc.contributor.referee2Moreira, Lídia Cabral-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enScience and Biology Teachingpt_BR
dc.subject.enNew technologies - Cell phonept_BR
dc.subject.enDidactical intervention - Learningpt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao_Aparelho_Celular_TCC_2018.pdf998,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.