Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Uso de plantas medicinais como estratégia didática para o ensino de botânica em turmas de 7° ano de escolas rurais de Cachoeira/BA
metadata.dc.creator: Oliveira, Nívia Aparecida dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Armond, Cintia
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Viviane Borges
metadata.dc.description.resumo: O uso de plantas medicinais é uma prática comum na região do Recôncavo. Isso tudo ocorre devido a sua cultura e por possuir um arsenal de manifestações interligadas ao uso de diversas espécies vegetais. Analisando o ensino de botânica em escolas de Educação Básica observa-se que inúmeros alunos sentem-se desmotivados devido à escassez de recursos didáticos e o fato do material didático adotado pela escola muitas vezes apresentar espécies desvinculadas da realidade do aluno. Torna-se então necessário intervir na prática deste conteúdo tornando-o motivador para o estudante. Este trabalho retrata o uso de plantas medicinais típicas da região do Recôncavo da Bahia como estratégia de ensino da morfologia foliar em turmas do 7° ano de escolas rurais de Cachoeira, Bahia, buscando a integração entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento cientifico do aluno. Após uma análise acerca do conhecimento prévio do aluno, iniciou-se a aplicação da metodologia que constou com a utilização de plantas medicinais para o estudo da morfologia foliar e reprodução de um desenho esquemático. Após estas etapas foi realizado um estudo das plantas medicinais descritas no questionário prévio. Constatou-se a partir deste estudo que o uso de espécies relacionadas ao cotidiano dos alunos é propício para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, pois além de estar trazendo ao aluno espécies vegetais presentes em seu cotidiano, permite que com esta compreenda de uma melhor forma o conteúdo a ser trabalhado.
Keywords: Ensino de botânica
Educação científica
Plantas medicinais
Recôncavo (BA)
Abstract: The use of medicinal plants is a common practice in the Reconcavo region. This all happens because of their culture and have an arsenal of manifestations linked to the use of various plant species. Analyzing the teaching of botany in schools of Basic Education is observed that many students are put off due to lack of teaching resources and the fact that the teaching materials adopted by the school often unrelated species present reality of the student. It then becomes necessary to intervene in the practice of this content making it motivating to the student. This work depicts the typical use of medicinal plants in the Reconcavo region of Bahia as a teaching strategy of leaf morphology in classes in 7th year of rural schools in Cachoeira, Bahia, seeking integration between everyday knowledge and scientific knowledge of the student. After an analysis of the student's prior knowledge, began applying the methodology consisted in the use of medicinal plants for the study of leaf morphology and reproduction of a schematic design. After these steps a study of medicinal plants described in the previous survey was conducted. It was found from this study that the use of related species to the daily life of students is conducive to the development of teaching practices, because besides being the student bringing plant species present in their daily lives, this allows to understand better how the content to be worked.
metadata.dc.subject.en: Botany teaching
Science education
Medicinal plants
Recôncavo (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso_Plantas_Medicinais_TCC_2014.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.