Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Nívia Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-26T19:11:19Z-
dc.date.available2023-07-26T19:11:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555-
dc.description.abstractThe use of medicinal plants is a common practice in the Reconcavo region. This all happens because of their culture and have an arsenal of manifestations linked to the use of various plant species. Analyzing the teaching of botany in schools of Basic Education is observed that many students are put off due to lack of teaching resources and the fact that the teaching materials adopted by the school often unrelated species present reality of the student. It then becomes necessary to intervene in the practice of this content making it motivating to the student. This work depicts the typical use of medicinal plants in the Reconcavo region of Bahia as a teaching strategy of leaf morphology in classes in 7th year of rural schools in Cachoeira, Bahia, seeking integration between everyday knowledge and scientific knowledge of the student. After an analysis of the student's prior knowledge, began applying the methodology consisted in the use of medicinal plants for the study of leaf morphology and reproduction of a schematic design. After these steps a study of medicinal plants described in the previous survey was conducted. It was found from this study that the use of related species to the daily life of students is conducive to the development of teaching practices, because besides being the student bringing plant species present in their daily lives, this allows to understand better how the content to be worked.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectRecôncavo (BA)pt_BR
dc.titleUso de plantas medicinais como estratégia didática para o ensino de botânica em turmas de 7° ano de escolas rurais de Cachoeira/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO uso de plantas medicinais é uma prática comum na região do Recôncavo. Isso tudo ocorre devido a sua cultura e por possuir um arsenal de manifestações interligadas ao uso de diversas espécies vegetais. Analisando o ensino de botânica em escolas de Educação Básica observa-se que inúmeros alunos sentem-se desmotivados devido à escassez de recursos didáticos e o fato do material didático adotado pela escola muitas vezes apresentar espécies desvinculadas da realidade do aluno. Torna-se então necessário intervir na prática deste conteúdo tornando-o motivador para o estudante. Este trabalho retrata o uso de plantas medicinais típicas da região do Recôncavo da Bahia como estratégia de ensino da morfologia foliar em turmas do 7° ano de escolas rurais de Cachoeira, Bahia, buscando a integração entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento cientifico do aluno. Após uma análise acerca do conhecimento prévio do aluno, iniciou-se a aplicação da metodologia que constou com a utilização de plantas medicinais para o estudo da morfologia foliar e reprodução de um desenho esquemático. Após estas etapas foi realizado um estudo das plantas medicinais descritas no questionário prévio. Constatou-se a partir deste estudo que o uso de espécies relacionadas ao cotidiano dos alunos é propício para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, pois além de estar trazendo ao aluno espécies vegetais presentes em seu cotidiano, permite que com esta compreenda de uma melhor forma o conteúdo a ser trabalhado.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.referee1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.referee2Armond, Cintia-
dc.contributor.referee3Dias, Viviane Borges-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enBotany teachingpt_BR
dc.subject.enScience educationpt_BR
dc.subject.enMedicinal plantspt_BR
dc.subject.enRecôncavo (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso_Plantas_Medicinais_TCC_2014.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.