Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2528
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Percepções e diagnósticos de dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 7o ano sobre o conteúdo de morfologia vegetal a partir da sua experimentação e contextualização |
metadata.dc.creator: | Patrício, Renata de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Aona, Lidyanne Yuriko Saleme |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Grênivel Mota da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Rosy de |
metadata.dc.description.resumo: | Tradicionalmente, o ensino de botânica tem sido visto pelos estudantes como desinteressante e de difícil linguagem, baseada na memorização de termos e sem conexão com o seu cotidiano. Assim, este trabalho trata da importância da experimentação e contextualização no ensino de botânica para o ensino fundamental como estratégia facilitadora e interessante no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Morfologia Vegetal para os estudantes. Para isso, o objetivo desta pesquisa foi de investigar as percepções e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 7o ano do Centro Educacional Cruzalmense (Cruz das Almas, Bahia) acerca do conteúdo de Morfologia Vegetal. Dessa forma, este estudo foi elaborado a partir do ensino por experimentação e contextualização por meio de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários semi-estruturados e a sua interpretação ocorreu através da construção do banco de dados no software Microsoft Excel® 2003 para análise de conteúdo. Essa investigação mostrou que apesar dos estudantes demonstrarem certo interesse pela Botânica e compreenderem a sua importância, muitos estudantes apresentaram dificuldades de aprendizado do assunto. Após a realização das atividades experimentais e contextualizadas a respeito da temática, foi observado a melhoria na percepção dos alunos, ou seja, maior interesse pelo assunto, como também apresentaram conhecimentos que antes não detinham. Apesar de o estudo ter sido conduzido com uma única turma de determinados estudantes, pode-se recomendar que no ensino de botânica, a utilização de aulas experimentais e contextualizadas com a vida do educando e a utilização de espaços não formais propicia um maior interesse e aprendizado. |
Mots-clés: | Ensino de botânica Experimentação Contextualização Morfologia vegetal Cruz das Almas (BA) |
Résumé: | Traditionally, botany teaching has been viewed by students as uninteresting and difficult in language, based on the memorization of terms and without connection to their daily lives. Thus, this work deals with the importance of experimentation and contextualization in the teaching of botany for elementary education as a facilitating and interesting strategy in the process of teaching and learning the content of Plant Morphology for students. For this, the objective of this research was to investigate the perceptions and learning difficulties of the students of the 7th year of the Centro Educacional Cruzalmense (Cruz das Almas, Bahia) about the content of Plant Morphology. Thus, this study was elaborated from teaching through experimentation and contextualization through a qualitative-quantitative research. Data collection was performed through semi-structured questionnaires and its interpretation occurred through the construction of the database in Microsoft Excel® 2003 software for content analysis. This research showed that although the students showed a certain interest in Botany and understood its importance, many students had difficulties learning the subject. After the experimental and contextualized activities on the subject, the students' perception was improved, that is, a greater interest in the subject, as well as presenting knowledge that they did not previously have. Although the study was conducted with a single class of certain students, it may be recommended that in botany teaching, the use of experimental and contextualized classes with the life of the learner and the use of non-formal spaces leads to greater interest and learning. |
metadata.dc.subject.en: | Teaching botany Experimentation Contextualization Vegetable Morphology Cruz das Almas (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 27-mar-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-20T17:42:10Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2528 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
PercepçõesDiagnósticosDificuldades_TCC_2018.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.