Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPatrício, Renata de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-20T17:42:10Z-
dc.date.available2023-07-20T17:42:10Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2528-
dc.description.abstractTraditionally, botany teaching has been viewed by students as uninteresting and difficult in language, based on the memorization of terms and without connection to their daily lives. Thus, this work deals with the importance of experimentation and contextualization in the teaching of botany for elementary education as a facilitating and interesting strategy in the process of teaching and learning the content of Plant Morphology for students. For this, the objective of this research was to investigate the perceptions and learning difficulties of the students of the 7th year of the Centro Educacional Cruzalmense (Cruz das Almas, Bahia) about the content of Plant Morphology. Thus, this study was elaborated from teaching through experimentation and contextualization through a qualitative-quantitative research. Data collection was performed through semi-structured questionnaires and its interpretation occurred through the construction of the database in Microsoft Excel® 2003 software for content analysis. This research showed that although the students showed a certain interest in Botany and understood its importance, many students had difficulties learning the subject. After the experimental and contextualized activities on the subject, the students' perception was improved, that is, a greater interest in the subject, as well as presenting knowledge that they did not previously have. Although the study was conducted with a single class of certain students, it may be recommended that in botany teaching, the use of experimental and contextualized classes with the life of the learner and the use of non-formal spaces leads to greater interest and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectMorfologia vegetalpt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titlePercepções e diagnósticos de dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 7o ano sobre o conteúdo de morfologia vegetal a partir da sua experimentação e contextualizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTradicionalmente, o ensino de botânica tem sido visto pelos estudantes como desinteressante e de difícil linguagem, baseada na memorização de termos e sem conexão com o seu cotidiano. Assim, este trabalho trata da importância da experimentação e contextualização no ensino de botânica para o ensino fundamental como estratégia facilitadora e interessante no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Morfologia Vegetal para os estudantes. Para isso, o objetivo desta pesquisa foi de investigar as percepções e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 7o ano do Centro Educacional Cruzalmense (Cruz das Almas, Bahia) acerca do conteúdo de Morfologia Vegetal. Dessa forma, este estudo foi elaborado a partir do ensino por experimentação e contextualização por meio de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários semi-estruturados e a sua interpretação ocorreu através da construção do banco de dados no software Microsoft Excel® 2003 para análise de conteúdo. Essa investigação mostrou que apesar dos estudantes demonstrarem certo interesse pela Botânica e compreenderem a sua importância, muitos estudantes apresentaram dificuldades de aprendizado do assunto. Após a realização das atividades experimentais e contextualizadas a respeito da temática, foi observado a melhoria na percepção dos alunos, ou seja, maior interesse pelo assunto, como também apresentaram conhecimentos que antes não detinham. Apesar de o estudo ter sido conduzido com uma única turma de determinados estudantes, pode-se recomendar que no ensino de botânica, a utilização de aulas experimentais e contextualizadas com a vida do educando e a utilização de espaços não formais propicia um maior interesse e aprendizado.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Aona, Lidyanne Yuriko Saleme-
dc.contributor.referee1Costa, Grênivel Mota da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosy de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enTeaching botanypt_BR
dc.subject.enExperimentationpt_BR
dc.subject.enContextualizationpt_BR
dc.subject.enVegetable Morphologypt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçõesDiagnósticosDificuldades_TCC_2018.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.