Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2523
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | O papel do componente curricular ilustração para o Ensino de Biologia na formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.creator: | Santos, Neliane da Silva dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Martins, Márcio Lacerda Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Jésua Maria Leite Bringel Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | A aprendizagem significativa ocorre através da utilização de ferramentas ou práticas metodológicas que incentivam o indivíduo a analisar o que está sendo oferecido e ao mesmo tempo refletir sobre o que está sendo apreendido. No campus universitário o graduando tem acesso a áreas de conhecimento que promovem a prática do ensino e aprendizagem, especificamente o Componente Curricular Ilustração para o Ensino de Biologia é a fonte da pesquisa. Com o intuito de compreender a importância do uso do desenho no processo de ensino-aprendizagem durante a formação acadêmica dos graduandos em Licenciatura em Biologia da UFRB, BA, foi feita a análise dos aspectos mais relevantes no processo de ensino-aprendizagem através da técnica do desenho. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas a 49 estudantes do curso que cursaram a referida disciplina. As respostas permitiram identificar a relevância do componente curricular Ilustração para o Ensino de Biologia, ao mesmo tempo em que associar a utilização do desenho nas aulas do componente curricular à prática dos futuros professores de Biologia. Comprova-se a afirmativa ao analisar os dados coletados, segundo os quais 63,38% consideram o componente curricular excelente e 30,61% bom. Entretanto, o mais relevante nessa pesquisa é que dos 65,30% afirmaram não ter habilidade ou tem pouca habilidade para o desenho, mas por causa da disciplina 100% dos entrevistados irão introduzir a técnica do desenho nas aulas de Biologia, no intuito de promover a aprendizagem significativa, deixando claro, a essencialidade do componente curricular Ilustração para o Ensino de Biologia, no qual a UFRB é a pioneira. |
Palabras clave : | Biologia Componente curricular Desenho Ensino - Aprendizagem |
Resumen : | Significant learning occurs through the use of tools or methodological practices that encourage the individual to analyze what is being offered and at the same time reflect on what is being grasped. At the university campus graduating has access to areas of knowledge that promote the practice of teaching and learning, in this specific case the curricular component Illustration for Teaching Biology is the source of the research. In order to understand the importance of the use of drawing in the teaching-learning process during the undergraduate program in undergraduate courses in Biology, UFRB, BA, the most relevant aspects of the teaching-learning process were analyzed through the drawing. Questionnaires with open and closed questions were applied to 49 students of the course who attended the course. The answers allowed identifying the relevance of the curricular component Illustration for the Teaching of Biology at the same time that it associates the use of the drawing in the classes of the curricular component to the practice of the future professors of Biology. The affirmative is verified when analyzing the collected data, in which 63.38% affirmed that the curricular component is excellent and 30.61% affirmed that it is good. However, the most relevant part of this research is that of the 65.30%, they stated that they did not have any skills or had little ability to design, but because of the discipline 100% of the interviewees will introduce the drawing technique in Biology classes, in order to promote meaningful learning. Making clear, the essentiality of the curricular component Illustration for Teaching Biology in the process of teaching-learning meaningful, in which UFRB is the pioneer. |
metadata.dc.subject.en: | Biology Curricular component Design Teaching - Learning |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 21-mar-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-19T18:21:04Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2523 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Papel_Componente_Curricular_TCC_2018 (1).pdf | 769,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.