Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Sequência didática sobre sexualidade nas séries finais do ensino fundamental da Escola Polivalente de Muritiba - Ba |
Autor(es): | Carvalho, Maria Alice Ferreira |
Orientador(a): | Ribeiro, Gabriel |
Membro(a) da banca: | Lopes, Adriana Lourenço |
Membro(a) da banca: | Poy, Cecília Dominical |
Resumo: | Este trabalho objetivou construir uma sequência didática com alunos do 8o ano das séries finais do ensino fundamental da Escola Polivalente de Muritiba - Ba, sobre sexualidade. Para tornar o trabalho exequível utilizou-se de questionário onde os estudantes pudessem indicar quais dos doze temas apresentados seriam de seus interesses para serem abordados nas aulas sequenciadas, a saber: namoro, homossexualidade, gravidez indesejada, relações sexuais, relações de gênero, DSTs/ AIDS, prazer, métodos contraceptivos, abuso sexual, masturbação, menstruação e sistemas reprodutores. Para aplicação da atividade e melhor utilização do tempo, as aulas sequenciadas aconteceram durante três dias consecutivos, sendo 2h/ aulas, com os seguintes temas: namoro, relações sexuais e gravidez na adolescência. O desenvolver de qualquer trabalho com a utilização de sequência didática, é de fundamental importância, pois o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira satisfatória e integral. Ao concluir o presente estudo, percebe-se a relevância de abordar a sexualidade e tudo que a envolve, especialmente, com a utilização de sequência didática diante dos temas de interesse dos estudantes, como foi no caso específico deste estudo. |
Palavras-chave: | Sexualidade - Adolescência Sequência didática Ensino fundamental |
Resumo em inglês: | This study aimed to build an instructional sequence with the 8th grade students from grades of primary School Multi-Purpose Muritiba - Ba, about sexuality. To make the work feasible, we used a questionnaire where students could indicate which of the twelve themes presented would be of your interests to be covered in class sequenced, namely: dating, homosexuality, unwanted pregnancies, sex, gender relations, STDs / AIDS, pleasure, contraception, sexual abuse, masturbation, menstruation and reproductive systems. For the purposes of activity and better use of time, sequenced lessons took place during three consecutive days, with 2h / classes, with the following topics: dating, sex and teenage pregnancy. The development of any job with the use of instructional sequence, is of fundamental importance because the process of teaching and learning occurs in a satisfactory manner and in full. In concluding this study, it is clear the importance of considering sexuality and everything that surrounds it, especially with the use of instructional sequence on the topics of interest to students, as was the case of this particular study. |
Palavras-chave em inglês: | Sexuality - Adolescence Didactic sequence Elementary school |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 24-Mai-2013 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-04-13T20:21:52Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2202 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequencia_Didatica_Sobre_TCC_2013.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.