Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A educação sexual nos anos finais do ensino fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura: uma análise e percepção dos docentes |
metadata.dc.creator: | Souza, Maria Raimunda Oliveira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cavalcante, Ana Karina da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aguiar, Cristiane Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Girlene Santos de |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar o perfil dos docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, e quais percepções eles têm sobre a sexualidade e a sua importância no âmbito escolar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado com 7 docentes, obtendo os dados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que 58% dos docentes não foram preparados para trabalhar com educação sexual durante a sua formação profissional, mas afirmam que a abordagem sobre o tema é importante em sala e que a sexualidade faz parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano. Ainda assim 72% relataram que a instituição em que trabalham, não exercia o seu papel de orientar os educandos de maneira consciente e responsável sobre a sexualidade. Desta forma, para que tenhamos uma educação libertadora e transformadora, o docente precisa considerar a relevância do tema e aprender a lidar com o mesmo. |
Mots-clés: | Sexualidade - Estudo e ensino // Escola - Ensino fundamental // Ensino de Ciências Escola - Ensino fundamental Ensino de Ciências |
Résumé: | This study aimed to identify the profile of the Sciences’ teacher of the final years of Elementary School in the Municipal School Edivaldo Machado Boaventura, and what perceptions they have about sexuality and its importance in the school. It is a cross-sectional, descriptive and qualitative approach, carried out with 7 teachers, obtaining data through a semi-structured questionnaire. The results showed that 58% of teachers were not prepared to work with sex education during their training, but claim that the approach on the subject is important to room and that sexuality is part of the healthy development of every human. Yet 72% reported that the institution in which they work, did not exercise its role of guiding the students consciously and responsibly about sexuality. Thus, to have a liberating and transformative education, the teacher needs to consider the relevance of the topic and learn to deal with the same. |
metadata.dc.subject.en: | Sexuality - Study and teaching School - Elementary school Science teaching |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 3-jui-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-03-10T21:07:14Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Sexual_Anos_TCC_2013.pdf | 333,79 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.