Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A educação sexual nos anos finais do ensino fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura: uma análise e percepção dos docentes
metadata.dc.creator: Souza, Maria Raimunda Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Ana Karina da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Cristiane Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o perfil dos docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, e quais percepções eles têm sobre a sexualidade e a sua importância no âmbito escolar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado com 7 docentes, obtendo os dados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que 58% dos docentes não foram preparados para trabalhar com educação sexual durante a sua formação profissional, mas afirmam que a abordagem sobre o tema é importante em sala e que a sexualidade faz parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano. Ainda assim 72% relataram que a instituição em que trabalham, não exercia o seu papel de orientar os educandos de maneira consciente e responsável sobre a sexualidade. Desta forma, para que tenhamos uma educação libertadora e transformadora, o docente precisa considerar a relevância do tema e aprender a lidar com o mesmo.
Keywords: Sexualidade - Estudo e ensino // Escola - Ensino fundamental // Ensino de Ciências
Escola - Ensino fundamental
Ensino de Ciências
Abstract: This study aimed to identify the profile of the Sciences’ teacher of the final years of Elementary School in the Municipal School Edivaldo Machado Boaventura, and what perceptions they have about sexuality and its importance in the school. It is a cross-sectional, descriptive and qualitative approach, carried out with 7 teachers, obtaining data through a semi-structured questionnaire. The results showed that 58% of teachers were not prepared to work with sex education during their training, but claim that the approach on the subject is important to room and that sexuality is part of the healthy development of every human. Yet 72% reported that the institution in which they work, did not exercise its role of guiding the students consciously and responsibly about sexuality. Thus, to have a liberating and transformative education, the teacher needs to consider the relevance of the topic and learn to deal with the same.
metadata.dc.subject.en: Sexuality - Study and teaching
School - Elementary school
Science teaching
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 3-Jul-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-03-10T21:07:14Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_Sexual_Anos_TCC_2013.pdf333,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.