Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: um relato de experiência
metadata.dc.creator: Lima, Geovânio Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Rosa Cândida
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elaine Andrade Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Otoni Silva Queiroz
Référence bibliographique: LIMA, Geovânio Brito. Avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: um relato de experiência. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Desde a criação do Sistema Único de Saúde, a preocupação com o cuidado integral da pessoa e do coletivo tem sido a meta prioritária para se alcançar a recuperação e cura de doenças e agravos populacionais por meio da Atenção Básica. Com o objetivo de melhoria nesse setor, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, um programa que procura induzir as instituições, de processos e métodos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais e de suas equipes de saúde. Com a criação deste programa, vislumbrou-se um futuro de mudanças importantes e necessárias no âmbito da atenção básica envolvendo processo de trabalho da equipe, gestão, profissionais de saúde e usuários. Este programa está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB: adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização. Esta pesquisa tem como objetivo: relatar a experiência de vivenciar o trabalho em grupo, multidisciplinar e interinstitucional durante a Terceira Fase do Programa, a fase de avaliação. Esse trabalho tem uma metodologia de estudo com abordagem qualitativa exploratória e para a descrição do relato de experiência foi utilizado dados dos materiais da pesquisa, as memórias desde o início com o treinamento até sua aplicação, sínteses reflexivas e a vivência do participante. Para melhor compreensão dos leitores a descrição foi dividida em três momentos. Como considerações finais tem-se que ser avaliador e ao mesmo tempo coordenador do trabalho traz capacidades profissionais inigualáveis para o profissional da área da saúde que o beneficiará em toda sua trajetória de trabalho. Escutar e entender as queixas nas avaliações dos usuários na pesquisa, permitiu refletir sobre a qualidade das ações de saúde na atenção básica.
Mots-clés: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
Atenção básica - Saúde
Profissional da saúde
Serviços de saúde - Avaliação
Résumé: Since the creation of the Unified Health System, concern for the holistic care of the individual and the collective has been the primary goal to achieve recovery and healing of diseases and population health problems through primary care. Aiming to improve this sector, the Ministry of Health created the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care, a program that seeks to induce the institutions, processes and methods that enhance the ability of federal, state and municipal administrations and their health care teams. With the creation of this program, it is envisioned a future of important and necessary in the context of primary care process involving team work, management, health care professionals and users change. This program is organized into four phases that complement and conform to a continuous cycle of improving access and quality of AB: adhesion and Contracts; development; External Evaluation; and Recontratualização. This study aims to report the experience of experiencing teamwork, multidisciplinary and interinstitutional during the Third Phase of the program, the evaluation phase. This paper has a methodological study with exploratory qualitative approach to describe the experience report we used data from the research materials, memories from the beginning with the training until their application, reflective summaries and the experience of the participant. To better understand the readers the description was divided into three stages. As a final consideration has to be the same coordinator and evaluator time working professionals brings unmatched capabilities for professional health care that will benefit you throughout your working career. Listen and understand the complaints on reviews from users in the research, allowed to reflect on the quality of health in primary care.
metadata.dc.subject.en: National Program for Improving Access and Quality of Primary Care
Primary Care - Health
Health professional
Health services - Evaluation
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-06T19:16:24Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1764
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC

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