Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Ludicidade e a importância das práticas pedagógicas motivacionais nos anos iniciais
metadata.dc.creator: Barros, Bianca Olívia Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre a importância da ludicidade como prática pedagógica motivacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo busca evidenciar a ausência de elementos lúdicos no processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, com base em uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Amargosa/BA. Adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em referências bibliográficas como Kishimoto (1996), Gomes (2019) e Oliveira (2018), entre outros, além da análise de documentos normativos, como a LDB (Lei 9.394/96), as DCNs (2010) e a BNCC (2018). Brincar e aprender estão intrinsecamente relacionados às experiências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, a pesquisa analisou as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes do 1o ano dos Anos Iniciais. A pesquisa empenha-se em investigar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem por meio das brincadeiras, observar o papel do educador no desenvolvimento das atividades lúdicas durante as interações em sala de aula e identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem no 1o ano do Ensino Fundamental por meio do brincar. De caráter exploratório, os dados foram coletados por meio de diário de bordo, entrevistas semiestruturadas e questionários. A partir dessa coleta, buscou-se compreender como a ludicidade contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a relevância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento pedagógico e integral dos estudantes. A análise aponta para a necessidade de práticas pedagógicas que alinhem o planejamento escolar à ludicidade, incentivando os profissionais da educação a explorar de forma mais consistente o lúdico em suas atividades em sala de aula.
Keywords: Educação infantil
Prática pedagógica
Ludicidade
Brincadeira
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 18-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-04-08
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4350
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