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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Desafios pedagógicos para professores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão bibliográfica
metadata.dc.creator: Santos, Michelle da Paixão
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Thereza Cristina Bastos de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico tem por finalidade fazer uma análise dos desafios pedagógicos para professores de crianças com transtorno do espectro autista. Desta maneira, a pesquisa se fundamenta em uma revisão bibliográfica abrangente, em que foram escolhidos artigos que discutem desafios e possibilidades no ensino para alunos com TEA, considerando a inclusão desses estudantes nas práticas pedagógicas regulares. Temos assim, como pergunta de pesquisa: “Quais são os desafios para os professores nas práticas pedagógicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista?” Para alcançar os resultados, foram delimitados objetivos, geral e específicos, com o intuito de nortear os caminhos da pesquisa. Sendo o objetivo geral: analisar práticas pedagógicas de professores da educação básica para promover o desenvolvimento de aprendizagens em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo como objetivos específicos: I. Analisar as práticas pedagógicas adaptativas utilizadas por professores para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); II. Investigar os principais desafios enfrentados na implementação dessas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental; III. Identificar estratégias eficazes que promovam ambientes inclusivos para crianças com TEA. Esta pesquisa utiliza-se também da discussão acerca da pesquisa qualitativa e autores, como: Franco (2016), Gil (2002), Hannant et al. (2016), Hans Asperger (1944), Leo Kanner (1943), Libâneo (2004), Myles (2001), Prieto e Sofiato (2015), Rattaz et al. (2019), Riviere (1997), Sacristán (1995), entre outros. Através dessa pesquisa, pretende-se contribuir com a sociedade, trazendo melhores condições de vida no convívio harmonioso de pessoas com o TEA. Os resultados obtidos destacam que a colaboração entre professores regulares, educadores especiais e equipes interdisciplinares surge como uma abordagem promissora para promover práticas pedagógicas inclusivas. Essa sinergia possibilita a troca de conhecimentos, estratégias e experiências, fortalecendo significativamente o suporte oferecido aos alunos com TEA. Entretanto, os desafios enfrentados pelos educadores, como a escassez de recursos e o enfrentamento de comportamentos disruptivos, ressaltam a necessidade premente de investimentos em políticas educacionais mais eficazes. Tais políticas devem fornecer suporte adequado às escolas e professores, incluindo a implementação de programas de capacitação abrangentes. Esses programas não apenas abordariam os aspectos teóricos do TEA, mas também ofereceriam estratégias práticas para lidar com situações específicas em sala de aula.
Keywords: Pedagogia - Práticas
Autismo
Inclusão social
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 20-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-04-08
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4349
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