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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4349
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Desafios pedagógicos para professores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Santos, Michelle da Paixão |
Orientador(a): | Oliveira, Thereza Cristina Bastos de |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem por finalidade fazer uma análise dos desafios pedagógicos para professores de crianças com transtorno do espectro autista. Desta maneira, a pesquisa se fundamenta em uma revisão bibliográfica abrangente, em que foram escolhidos artigos que discutem desafios e possibilidades no ensino para alunos com TEA, considerando a inclusão desses estudantes nas práticas pedagógicas regulares. Temos assim, como pergunta de pesquisa: “Quais são os desafios para os professores nas práticas pedagógicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista?” Para alcançar os resultados, foram delimitados objetivos, geral e específicos, com o intuito de nortear os caminhos da pesquisa. Sendo o objetivo geral: analisar práticas pedagógicas de professores da educação básica para promover o desenvolvimento de aprendizagens em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo como objetivos específicos: I. Analisar as práticas pedagógicas adaptativas utilizadas por professores para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); II. Investigar os principais desafios enfrentados na implementação dessas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental; III. Identificar estratégias eficazes que promovam ambientes inclusivos para crianças com TEA. Esta pesquisa utiliza-se também da discussão acerca da pesquisa qualitativa e autores, como: Franco (2016), Gil (2002), Hannant et al. (2016), Hans Asperger (1944), Leo Kanner (1943), Libâneo (2004), Myles (2001), Prieto e Sofiato (2015), Rattaz et al. (2019), Riviere (1997), Sacristán (1995), entre outros. Através dessa pesquisa, pretende-se contribuir com a sociedade, trazendo melhores condições de vida no convívio harmonioso de pessoas com o TEA. Os resultados obtidos destacam que a colaboração entre professores regulares, educadores especiais e equipes interdisciplinares surge como uma abordagem promissora para promover práticas pedagógicas inclusivas. Essa sinergia possibilita a troca de conhecimentos, estratégias e experiências, fortalecendo significativamente o suporte oferecido aos alunos com TEA. Entretanto, os desafios enfrentados pelos educadores, como a escassez de recursos e o enfrentamento de comportamentos disruptivos, ressaltam a necessidade premente de investimentos em políticas educacionais mais eficazes. Tais políticas devem fornecer suporte adequado às escolas e professores, incluindo a implementação de programas de capacitação abrangentes. Esses programas não apenas abordariam os aspectos teóricos do TEA, mas também ofereceriam estratégias práticas para lidar com situações específicas em sala de aula. |
Palavras-chave: | Pedagogia - Práticas Autismo Inclusão social |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-04-08 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4349 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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