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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Etnomodelagem e o cultivo de bananeira: possibilidades para uma abordagem dialógica no ensino de matemática |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Yuri Vinícius de Matos |
Conseiller(ère): | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
Référence bibliographique: | RODRIGUES, Yuri Vinícius de Matos. Etnomodelagem e o cultivo de bananeira: possibilidades para uma abordagem dialógica no ensino de matemática. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Résumé: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como é possível relacionar as práticas laborais de agricultores, durante cultivo de bananeiras, e o ensino de Matemática, do ponto de vista da Etnomodelagem. Para sustentar teoricamente essa investigação recorreu-se aos estudos sobre Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem, sendo esta última, alicerce desta pesquisa. Entende-se aqui a Etnomodelagem como uma abordagem teórico-metodológica que se utiliza dos conceitos de cultura em consonâncias com a elaboração de modelos, para indicar caminhos para a prática docente, partindo do local para o global, bem como valorizando os saberes e fazeres das pessoas nos mais diversos grupos culturais. A pesquisa aqui relatada é de cunho qualitativo, do tipo etnográfica, na qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados a observação, o diário de campo do pesquisador e uma entrevista por meio de narrativa, com um produtor rural que cultiva bananeiras. Utilizou-se da triangulação de dados para análise, resultando em três categorias: i) conhecimentos empíricos e prática laborais; ii) conhecimentos matemáticos do agricultor; iii) possibilidades dialógicas: um olhar glocal para o cultivo de bananeiras. Os resultados mostraram que o agricultor rural (colaborador desta pesquisa), carrega consigo uma gama de saberes e fazeres (conhecimento êmico) matemáticos. A partir dos dados analisados, foi possível identificar o conceito de geometria plana e grandezas e medidas - conteúdos matemáticos que podem ser abordados em sala de aula a partir da visão local. Ademais, percebeu-se que é possível estabelecer relações entre os conhecimentos do agricultor rural não apenas com a questão do distanciamento necessário para efetuar o plantio, mas, para além disso, é possível estabelecer conexões com outros saberes pertencentes a estas culturas, possibilitando verificar e validar (etno)modelos inerentes às práticas dos grupos culturais em estudo no decorrer do processo dialógico entre os conhecimentos êmico e ético. |
Mots-clés: | Matemática - Modelagem Etnomatemática Agricultura - Bananeira |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 20-déc-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-08 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4348 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
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Etnomodelagem_Cultivo_Bananeira_TCC_2023.pdf | 989,38 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
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