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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4348
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Etnomodelagem e o cultivo de bananeira: possibilidades para uma abordagem dialógica no ensino de matemática |
Autor(es): | Rodrigues, Yuri Vinícius de Matos |
Orientador(a): | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
Referência: | RODRIGUES, Yuri Vinícius de Matos. Etnomodelagem e o cultivo de bananeira: possibilidades para uma abordagem dialógica no ensino de matemática. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como é possível relacionar as práticas laborais de agricultores, durante cultivo de bananeiras, e o ensino de Matemática, do ponto de vista da Etnomodelagem. Para sustentar teoricamente essa investigação recorreu-se aos estudos sobre Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem, sendo esta última, alicerce desta pesquisa. Entende-se aqui a Etnomodelagem como uma abordagem teórico-metodológica que se utiliza dos conceitos de cultura em consonâncias com a elaboração de modelos, para indicar caminhos para a prática docente, partindo do local para o global, bem como valorizando os saberes e fazeres das pessoas nos mais diversos grupos culturais. A pesquisa aqui relatada é de cunho qualitativo, do tipo etnográfica, na qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados a observação, o diário de campo do pesquisador e uma entrevista por meio de narrativa, com um produtor rural que cultiva bananeiras. Utilizou-se da triangulação de dados para análise, resultando em três categorias: i) conhecimentos empíricos e prática laborais; ii) conhecimentos matemáticos do agricultor; iii) possibilidades dialógicas: um olhar glocal para o cultivo de bananeiras. Os resultados mostraram que o agricultor rural (colaborador desta pesquisa), carrega consigo uma gama de saberes e fazeres (conhecimento êmico) matemáticos. A partir dos dados analisados, foi possível identificar o conceito de geometria plana e grandezas e medidas - conteúdos matemáticos que podem ser abordados em sala de aula a partir da visão local. Ademais, percebeu-se que é possível estabelecer relações entre os conhecimentos do agricultor rural não apenas com a questão do distanciamento necessário para efetuar o plantio, mas, para além disso, é possível estabelecer conexões com outros saberes pertencentes a estas culturas, possibilitando verificar e validar (etno)modelos inerentes às práticas dos grupos culturais em estudo no decorrer do processo dialógico entre os conhecimentos êmico e ético. |
Palavras-chave: | Matemática - Modelagem Etnomatemática Agricultura - Bananeira |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-04-08 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4348 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
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Etnomodelagem_Cultivo_Bananeira_TCC_2023.pdf | 989,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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