Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4341
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O Lugar da educação de pessoas jovens, adultas e idosas no currículo do curso de licenciatura em matemática e as percepções de futuros professores que ensinam matemática |
metadata.dc.creator: | Santos, Alana Silva dos |
Conseiller(ère): | Silva, Lilian Aragão da |
Référence bibliographique: | SANTOS, Alana Silva dos. O lugar da educação de pessoas jovens, adultas e idosas no currículo do curso de licenciatura em matemática e as percepções de futuros professores que ensinam matemática. 2024. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
Résumé: | A presente pesquisa objetiva investigar o lugar que a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) ocupa no currículo do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, bem como as percepções de futuros docentes que ensinam matemática sobre a EPJAI, tanto para a sua formação quanto para sua prática profissional. Para investigar o currículo utilizamos o Projeto Pedagógico do Curso em questão, já em relação às percepções dos futuros professores, convidamos cursistas que participaram de um curso de formação continuada sobre a EPJAI e também não cursistas, ambos formandos do curso do CFP. Realizou-se assim, uma pesquisa baseada na análise documental e entrevistas semiestruturada - com um total de cinco participantes, sendo três cursistas e dois não cursistas - cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que, na formação dos futuros professores de matemática do CFP as discussões referentes a EPJAI, tem ocupado um lugar de invisibilidade e sua estrutura curricular não oferece componentes curriculares que tematizam essa modalidade de ensino. Além disso, notamos que os entrevistados percebem que o ensino e aprendizagem na EPJAI precisa considerar seus estudantes, bem como suas vivências de mundo, mas também necessita-se empregar o uso de metodologias que valorizem os conhecimentos que estes estudantes levam para as salas de aula. Notamos ainda, por meio das percepções dos entrevistados cursistas, a importância dos cursos de formação continuada como possibilidade de contato com discussões que as licenciaturas inviabilizam sobre a EPJAI. Entretanto, esse não é um caminho desejável, pois os não cursistas não tiveram as mesmas oportunidades. Estes resultados nos permitiu concluir que é preciso implementar componentes obrigatórios que oportunizem aos futuros docentes um espaço de discussão, reflexão e desenvolvimento de experiências que possam aprender e discutir como elaborar um plano de aula e atividades que contemplem as especificidades dos alunos da EPJAI, que os aproxime de metodologias diversas e que reflita sobre as potencialidades desses estudantes que carregam uma bagagem de vida, que ocupam o mundo do trabalho e outras tantas funções. No mais, tivemos como principais bases teóricas: Soares (2008), Ventura e Bonfim (2015), Brunelli e Darsie (2018), Melo e Lima (2019) e Santos (2023). |
Mots-clés: | Educação - Jovens e adultos Matemática - Currículo Professores - Formação |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 13-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-07 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4341 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Matemática - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Lugar_Educacao_Pessoas_TCC_2024.pdf | 893,89 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.