Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Química - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4335
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Produção de vela artesanal aromática/repelente: uma proposta experimental para o ensino de química ambiental
metadata.dc.creator: Silva, Gilca Camila Borges da
Conseiller(ère): Silva, José Gilberto da
Référence bibliographique: SILVA, Gilca Camila Borges da . Produção de vela artesanal aromática/repelente: uma proposta experimental para o ensino de química ambiental. 65 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Résumé: O descarte inadequado do óleo residual de fritura pode representar uma ameaça significativa ao meio ambiente. Pensando nisso, e considerando a experiência no trabalho com fritura de salgados, além de presenciar diversas vezes o descarte indevido no solo e nos ralos, esta pesquisa surge com o propósito de explorar formas de aproveitamento desses resíduos. O presente estudo buscou alternativas para minimizar esse problema. Nesse contexto, foi desenvolvida uma proposta experimental que envolve a produção de velas artesanais aromáticas repelentes, utilizando o óleo residual de fritura como uma forma de reaproveitamento. A pesquisa tem caráter qualitativo e, dentre as modalidades em que se enquadra, será realizada uma proposta experimental articulada à produção de velas aromáticas/repelentes, com ênfase no ensino de Química Ambiental. O desenvolvimento da atividade experimental, de caráter demonstrativo e investigativo, partiu de uma reportagem, exibida em 2023 pelo Jornal Nacional, intitulada “Descarte inadequado de óleo vegetal provoca imenso prejuízo nas redes de coleta de esgoto”. O desafio consistia em reaproveitar o óleo por meio da produção de algo útil e sustentável, que fosse diferente dos exemplos apresentados no referido jornal. Nesse contexto, é essencial que o docente estimule os alunos a explorarem possíveis causas e soluções. A atividade experimental foi planejada articulando as três dimensões do conhecimento químico (observação macroscópica, interpretação submicroscópica e expressão representacional) juntamente com as possíveis consequências da situação problema e o cuidado com a geração de resíduos. A proposta se mostrou com grande potencial para ser trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar, em que o professor atua como mediador da construção do conhecimento. A proposta de experimentação elaborada busca estimular o desenvolvimento dos alunos, incentivando-os a adotar uma postura crítica e proativa em relação a poluição dos recursos hídricos e solo causada pelo despejo inadequado do óleo residual no meio ambiente. Além disso, a atividade experimental propõe o estímulo de pensar alternativas para o reaproveitamento, por meio de uma logística reversa, dando uma destinação final ambientalmente correta e sustentável para o óleo usado. Levando em conta as diversas condições estruturais das escolas, é fundamental sugerir opções de experimentação diferenciadas. Essa reflexão se torna ainda mais relevante diante das profundas desigualdades sociais existentes entre diferentes cidades e regiões do Brasil. Por isso, é fundamental elaborar estratégias para auxiliar o ensino de Química articulado com a Educação Ambiental.
Mots-clés: Química
Experimento
Artesanato - Velas
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-fév-2025
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-04-04
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4335
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Química - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Producao_Vela_Artesanal_TCC_2024.pdf884,14 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.