Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4333
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Entre sombras, armários e esconderijos: a temática da homossexualidade nos livros infantojuvenis |
Autor(es): | Costa, Flávio Santos |
Orientador(a): | Silva, Erica Bastos da |
Referência: | COSTA, Flávio Santos. Entre sombras, armários e esconderijos: a temática da homossexualidade nos livros infantojuvenis. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Lincenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
Resumo: | A presente monografia nasce dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que foi realizada no período de 2022/2023, no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Deste modo, o trabalho monográfico tem como objetivo compreender como a homossexualidade é representada nos livros infantojuvenis, considerando o estigma em torno dessa representação, a construção identitária e o respeito à diversidade. Referindo-se às contribuições bibliográficas, o estudo teve como subsídio: Ramos (2009), Cosson (2016), Facco (2009), Foucault (1993), Silveira (2013) dentre outras. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas leituras teóricas sobre a temática, mapeamento de livros infantojuvenis, considerando alguns critérios de qualidade, como, por exemplo, a literalidade da obra, a harmonia entre texto verbal e visual e, especialmente, como a obra aborda a homossexualidade, considerando que o tema ainda é socialmente visto como tabu e destacando a sua importância na formação do pequeno leitor. Assim, os resultados principais da pesquisa foram as construções de análises literárias das obras: O menino que brincava de ser, da autora Giovanna Martins e ilustrações de Pink Wainer; Júlian é uma sereia, da autora e ilustradora Jessica Love; A história de Júlia, do escritor Christian Bruel e ilustrações de Anne Bozellec. Nas análises dos livros, pôde-se perceber que autores (as) e ilustradores (as) apresentam, de forma respeitosa, os conflitos, silenciamentos e sentimentos que crianças passam por não se encaixarem em um padrão heteronormativo. Desse modo, considera-se que as leituras destes livros feita com uma mediação adequada pode favorecer uma compreensão mais ampla e o respeito às diversidades sexuais. Observou-se também que, tal temática é possível ser discutida em qualquer ambiente (escola e família, por exemplo), trazendo importantes discussões em histórias destinadas ao público infantojuvenil. Espera-se que este trabalho contribua para a disseminação de obras literárias de qualidade, que docentes se sintam seguros ao trabalhar temas como a homossexualidade dentro e fora da sala de aula. Além das obras citadas, almeja-se que outras com a presença deste assunto sejam escritas e divulgadas, trazendo discussões sobre o respeito à diversidade e a construção de pessoas mais empáticas. Por fim considera-se que a literatura, como todas as movimentações artísticas, é indispensável na vida do ser humano, pois essa arte sensibiliza, conscientiza e dá voz a grupos historicamente silenciados. |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Sexualidade Homossexualidade |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 13-Nov-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-04-04 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4333 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sombras_Armarios_Esconderijos_TCC_2024.pdf | 4,9 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.