Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4333
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Entre sombras, armários e esconderijos: a temática da homossexualidade nos livros infantojuvenis
Autor(es): Costa, Flávio Santos
Orientador(a): Silva, Erica Bastos da
Referência: COSTA, Flávio Santos. Entre sombras, armários e esconderijos: a temática da homossexualidade nos livros infantojuvenis. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Lincenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: A presente monografia nasce dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que foi realizada no período de 2022/2023, no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Deste modo, o trabalho monográfico tem como objetivo compreender como a homossexualidade é representada nos livros infantojuvenis, considerando o estigma em torno dessa representação, a construção identitária e o respeito à diversidade. Referindo-se às contribuições bibliográficas, o estudo teve como subsídio: Ramos (2009), Cosson (2016), Facco (2009), Foucault (1993), Silveira (2013) dentre outras. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas leituras teóricas sobre a temática, mapeamento de livros infantojuvenis, considerando alguns critérios de qualidade, como, por exemplo, a literalidade da obra, a harmonia entre texto verbal e visual e, especialmente, como a obra aborda a homossexualidade, considerando que o tema ainda é socialmente visto como tabu e destacando a sua importância na formação do pequeno leitor. Assim, os resultados principais da pesquisa foram as construções de análises literárias das obras: O menino que brincava de ser, da autora Giovanna Martins e ilustrações de Pink Wainer; Júlian é uma sereia, da autora e ilustradora Jessica Love; A história de Júlia, do escritor Christian Bruel e ilustrações de Anne Bozellec. Nas análises dos livros, pôde-se perceber que autores (as) e ilustradores (as) apresentam, de forma respeitosa, os conflitos, silenciamentos e sentimentos que crianças passam por não se encaixarem em um padrão heteronormativo. Desse modo, considera-se que as leituras destes livros feita com uma mediação adequada pode favorecer uma compreensão mais ampla e o respeito às diversidades sexuais. Observou-se também que, tal temática é possível ser discutida em qualquer ambiente (escola e família, por exemplo), trazendo importantes discussões em histórias destinadas ao público infantojuvenil. Espera-se que este trabalho contribua para a disseminação de obras literárias de qualidade, que docentes se sintam seguros ao trabalhar temas como a homossexualidade dentro e fora da sala de aula. Além das obras citadas, almeja-se que outras com a presença deste assunto sejam escritas e divulgadas, trazendo discussões sobre o respeito à diversidade e a construção de pessoas mais empáticas. Por fim considera-se que a literatura, como todas as movimentações artísticas, é indispensável na vida do ser humano, pois essa arte sensibiliza, conscientiza e dá voz a grupos historicamente silenciados.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Sexualidade
Homossexualidade
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 13-Nov-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-04
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4333
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sombras_Armarios_Esconderijos_TCC_2024.pdf4,9 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.