Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4126
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O ensino de Ciências nas práticas dos bolsistas - residentes do Programa de Residência Pedagógica- Subprojeto da Licenciatura em Biologia da UFRB
metadata.dc.creator: Cerqueira, Larissa de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee2: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho possui como tema central O Ensino Ciências nas práticas dos bolsistas-residentes do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto Biologia da UFRB. O programa é uma política pública de formação inicial docente, qual visa a formação de professores. O interesse por estudar sobre essa temática e as práticas desenvolvidas no Ensino de Ciências se deu durante a minha participação no programa ao notar que estudos como esse podem favorecer a implementação de programas de formação inicial no âmbito acadêmico. Vale ressaltar que a formação qualificada de professores está inteiramente ligada a aprimoração das práticas docentes que os licenciandos desenvolvem durante sua formação. Posto isso, o estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os bolsistas-residentes do PRP, Subprojeto da Licenciatura em Biologia da UFRB, utilizam no Ensino de Ciências. Quanto à metodologia, recorremos a abordagem qualitativa e aos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de análises de relatos de experiências escritos pelos bolsistas-residentes, entrevista com a Professora Preceptora na escola campo e uma roda de conversa com os bolsistas-residentes. Diante disso, verifica-se que diferentes práticas foram utilizadas pelos bolsistas-residentes como estratégias pedagógicas, sendo a mais utilizada por eles, as sequências didáticas que relacionam e desenvolvem vários tipos de recursos, voltados para o aprendizado de um mesmo objeto de conhecimento. Bem como, outras práticas foram usadas e apresentaram êxito, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, proporcionando a construção do conhecimento, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma, a utilização de estratégias diversas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto do Ensino de Ciências da escola campo. Portanto, é identificado a importância do PRP para a formação inicial dos residentes e para o aprimoramento dessas práticas, salientando que a o programa, de fato, contribui de maneira significativa para a formação dos discentes dos cursos de licenciatura.
Keywords: Ensino de Ciências - Práticas pedagógicas
Programas de formação docente
Formação docente e estratégias de ensino
PRP (Programa de Residência Pedagógica)
Abstract: This work has as its theme the Teaching of Science in the practices of the resident scholarship holders of the Pedagogical Residency Program of the subproject of the degree in Biology at UFRB. The program is a public policy for initial teacher training, which aims to train teachers. The interest in studying about this theme and the practices developed in Science Teaching occurred during my participation in the program when I noticed that studies like this can favor the implementation of initial training programs in the academic sphere. It is worth mentioning that the qualified training of teachers is entirely linked to the improvement of the teaching practices that the licentiate students develop during their training. That said, the objective is to analyze the pedagogical practices that the resident scholarship holders of the PRP, Subproject of the Degree in Biology at UFRB, use in Science Teaching. To do so, it is necessary to describe the experiences of the resident scholarship holders in the PRP, to map the pedagogical practices developed by them in Science Teaching, to problematize how the performance of the resident scholarship holders has contributed to the Teaching of Science from the perspective of their practice. As for the methodology, it is qualitative research, with bibliographic, documentary and field research. Data collection was carried out through analysis of experience reports written by the resident scholarship holders, interview with the Preceptor Teacher at the field school, and a conversation circle with the resident scholarship holders. In view of this, it is verified that different practices were used by the resident scholarship holders as pedagogical strategies, as well as the most used were didactic sequences that relate and develop various types of resources, aimed at learning the same content. As well as, other practices were used and were successful, since the participation of the students was intense and positive with significant results, providing the construction of knowledge, as well as the learning of the participants of the program. Thus, the use of diverse strategies was presented as relevant and enriching in the context of Science Teaching in the field school. Therefore, the importance of the PRP for the initial training of residents and for the improvement of these practices is identified, emphasizing that the program, in fact, contributes significantly to the training of students in the teaching degree courses.
metadata.dc.subject.en: Science Teaching - Pedagogical practices
Teacher training programs
Teacher training and teaching strategies
PRP (Pedagogical Residency Program)
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-01-28T13:42:37Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4126
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensino_Ciencias_Praticas_TCC_2024.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.