Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Educação popular na escola pública: desafios, possibilidades e concepções de educadores do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Luz, Rísia Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.description.resumo: Pensar a educação na perspectiva da educação popular é nos remeter a processos históricos de exclusão das classes populares na sociedade, levando em consideração as contradições de uma sociedade capitalista. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar os desafios e possibilidades da educação popular na escola pública a partir das concepções dos educadores do ensino fundamental. Para alcançar este objetivo foi de primordial importância fazer uma análise histórica da educação no Brasil, destacando processos importantes aos quais a educação passou. O presente trabalho também trará trajetória da educação popular, destacando seus processos históricos e a luta da classe trabalhadora por seus direitos. A pesquisa teve como base metodológica a pesquisa de campo, mediante a entrevista semiestruturada com educadores do ensino fundamental a qual possibilitou vislumbrarmos os desafios e possibilidades da educação popular na escola pública a partir das concepções dos educadores. A educação popular é uma concepção de educação que promove a emancipação da classe trabalhadora, logo, a partir do caminho supracitado, este estudo partiu da seguinte pergunta norteadora: “Quais os desafios e possibilidades da educação Popular na escola pública a partir das concepções de educadores do ensino fundamental?”. Essa análise parte do entendimento do processo histórico da educação no Brasil e como a educação é instrumento de mudança a qual pode estar a serviço tanto da humanização como da desumanização. O estudo tem como referencial teórico o pensamento de Paulo Freire (1989, 1996, 1992, 2005), Carlos Rodrigues Brandão (1981, 2006), Ana Maria do Vale (2001), Gadotti (2012), entre outras referências. A partir dos resultados das entrevistas concedidas tivemos a possibilidade de identificar os desafios e possibilidades da educação popular na escola e partilhar da utopia de que é possível a educação popular estar imersa na educação escolar.
Keywords: Educação - História
Educação popular
Ensino fundamental
Abstract: Thinking about education from the perspective of popular education leads us to historical processes of exclusion of popular classes in society, taking into account the contradictions of a capitalist society. This thesis aims to investigate the challenges and possibilities of popular education in public schools based on the perceptions of elementary school educators. To achieve this goal, it was crucial to conduct a historical analysis of education in Brazil, highlighting important processes through which education has evolved. This work also examines the trajectory of popular education, emphasizing its historical processes and the working class's struggle for their rights. The research was methodologically based on fieldwork, using semi-structured interviews with elementary school educators. These interviews provided insights into the challenges and possibilities of implementing popular education in public schools from the educators' perspectives. Popular education is an educational approach that promotes the emancipation of the working class. Thus, following this path, the study was guided by the central question: “What are the challenges and possibilities of popular education in public schools from the perspectives of elementary school educators?”This analysis stems from an understanding of the historical process of education in Brazil and how education can serve as a tool for either humanization or dehumanization. The study draws on theoretical frameworks from Paulo Freire (1989, 1996, 1992, 2005), Carlos Rodrigues Brandão (1981, 2006), Ana Maria do Vale (2001), Gadotti (2012), among others. Based on the results of the interviews, we were able to identify the challenges and possibilities of popular education within schools and to share the utopian vision that popular education can indeed be integrated into the school system.
metadata.dc.subject.en: Education - History
Popular education
Basic education
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-01-21T12:15:19Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação_Popular_Escola_TCC_2024.pdf797,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.