Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Educação Musical e Inclusão: uma autoetnografia
metadata.dc.creator: Magalhães, Alana Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Moises Silva
metadata.dc.contributor.advisor2: Bertho, Renan Moretti
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Moises Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bertho, Renan Moretti
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a educação musical e a inclusão. Tem como objetivo geral construir e analisar relatos autoetnográficos das minhas experiências de inclusão na educação musical enquanto estudante e professora de música com deficiência. E como objetivos específicos identificar práticas pedagógicas musicais inclusivas e não inclusivas; elencar os saberes docentes imprescindíveis à promoção da inclusão nas aulas de música; e refletir sobre a necessidade de adaptações metodológicas, recursos didáticos e estratégias de acessibilidade no ensino musical a fim de promover a inclusão e a efetividade do aprendizado do aluno com diferentes necessidades. Questiona se as reflexões autoetnográficas de uma estudante e professora de música com deficiência podem contribuir para a formação de educadores musicais inclusivos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou o método da autoetnografia, sendo desenvolvida em seis etapas, que incluíram: uma revisão bibliográfica narrativa, tendo como referencial teórico trabalhos de Viviane Louro, Renato Sampaio e outros; e procedimentos da autoetnografia. Concluiu, a partir da análise dos relatos autoetnográficos, que as práticas e saberes docentes destacados de tais relatos podem contribuir para uma formação e atuação docente musical para a inclusão
Palabras clave : Educação Musical Inclusiva
Autoetnografia
Resumen : This work deals with music education and inclusion. Its general objective is to construct and analyze autoethnographic accounts of my experiences of inclusion in music education as a student and music teacher with disabilities. The specific objectives are to identify inclusive and non-inclusive musical pedagogical practices; to list the teaching knowledge that is essential for promoting inclusion in music classes; and to reflect on the need for methodological adaptations, teaching resources and accessibility strategies in music teaching in order to promote inclusion and effective learning for students with different needs. It asks whether the autoethnographic reflections of a student and music teacher with disabilities can contribute to the training of inclusive music educators. The research followed a qualitative approach and used the method of autoethnography. It was developed in six stages, which included: a narrative bibliographical review, using as a theoretical reference works by Viviane Louro, Renato Sampaio and others; and autoethnographic procedures. Based on the analysis of the autoethnographic accounts, she concluded that the teaching practices and knowledge highlighted in these accounts can contribute to a musical teacher training and performance for inclusion.
metadata.dc.subject.en: Inclusive Music Education
Autoethnography
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Fecha de publicación : 9-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Descripción : MAGALHÃES, Alana Oliveira. Educação Musical e Inclusão: uma autoetnografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.date.available: 2025-01-06
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
Aparece en las colecciones: CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Musical_Inclusao_TCC_2024.pdf303,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons