Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Alana Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-06T10:26:31Z-
dc.date.available2025-01-06-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051-
dc.descriptionMAGALHÃES, Alana Oliveira. Educação Musical e Inclusão: uma autoetnografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with music education and inclusion. Its general objective is to construct and analyze autoethnographic accounts of my experiences of inclusion in music education as a student and music teacher with disabilities. The specific objectives are to identify inclusive and non-inclusive musical pedagogical practices; to list the teaching knowledge that is essential for promoting inclusion in music classes; and to reflect on the need for methodological adaptations, teaching resources and accessibility strategies in music teaching in order to promote inclusion and effective learning for students with different needs. It asks whether the autoethnographic reflections of a student and music teacher with disabilities can contribute to the training of inclusive music educators. The research followed a qualitative approach and used the method of autoethnography. It was developed in six stages, which included: a narrative bibliographical review, using as a theoretical reference works by Viviane Louro, Renato Sampaio and others; and autoethnographic procedures. Based on the analysis of the autoethnographic accounts, she concluded that the teaching practices and knowledge highlighted in these accounts can contribute to a musical teacher training and performance for inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Musical Inclusivapt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.titleEducação Musical e Inclusão: uma autoetnografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a educação musical e a inclusão. Tem como objetivo geral construir e analisar relatos autoetnográficos das minhas experiências de inclusão na educação musical enquanto estudante e professora de música com deficiência. E como objetivos específicos identificar práticas pedagógicas musicais inclusivas e não inclusivas; elencar os saberes docentes imprescindíveis à promoção da inclusão nas aulas de música; e refletir sobre a necessidade de adaptações metodológicas, recursos didáticos e estratégias de acessibilidade no ensino musical a fim de promover a inclusão e a efetividade do aprendizado do aluno com diferentes necessidades. Questiona se as reflexões autoetnográficas de uma estudante e professora de música com deficiência podem contribuir para a formação de educadores musicais inclusivos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou o método da autoetnografia, sendo desenvolvida em seis etapas, que incluíram: uma revisão bibliográfica narrativa, tendo como referencial teórico trabalhos de Viviane Louro, Renato Sampaio e outros; e procedimentos da autoetnografia. Concluiu, a partir da análise dos relatos autoetnográficos, que as práticas e saberes docentes destacados de tais relatos podem contribuir para uma formação e atuação docente musical para a inclusãopt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Moises Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195561980612024pt_BR
dc.contributor.advisor2Bertho, Renan Moretti-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186824198253556pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Moises Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195561980612024pt_BR
dc.contributor.referee2Bertho, Renan Moretti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186824198253556pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772451374365385pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.enInclusive Music Educationpt_BR
dc.subject.enAutoethnographypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Musical_Inclusao_TCC_2024.pdf303,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons