Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação Musical e Inclusão: uma autoetnografia |
Autor(es): | Magalhães, Alana Oliveira |
Orientador(a): | Mendes, Moises Silva |
Orientador(a): | Bertho, Renan Moretti |
Membro(a) da banca: | Mendes, Moises Silva |
Membro(a) da banca: | Bertho, Renan Moretti |
Membro(a) da banca: | Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de |
Resumo: | O presente trabalho aborda a educação musical e a inclusão. Tem como objetivo geral construir e analisar relatos autoetnográficos das minhas experiências de inclusão na educação musical enquanto estudante e professora de música com deficiência. E como objetivos específicos identificar práticas pedagógicas musicais inclusivas e não inclusivas; elencar os saberes docentes imprescindíveis à promoção da inclusão nas aulas de música; e refletir sobre a necessidade de adaptações metodológicas, recursos didáticos e estratégias de acessibilidade no ensino musical a fim de promover a inclusão e a efetividade do aprendizado do aluno com diferentes necessidades. Questiona se as reflexões autoetnográficas de uma estudante e professora de música com deficiência podem contribuir para a formação de educadores musicais inclusivos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou o método da autoetnografia, sendo desenvolvida em seis etapas, que incluíram: uma revisão bibliográfica narrativa, tendo como referencial teórico trabalhos de Viviane Louro, Renato Sampaio e outros; e procedimentos da autoetnografia. Concluiu, a partir da análise dos relatos autoetnográficos, que as práticas e saberes docentes destacados de tais relatos podem contribuir para uma formação e atuação docente musical para a inclusão |
Palavras-chave: | Educação Musical Inclusiva Autoetnografia |
Resumo em inglês: | This work deals with music education and inclusion. Its general objective is to construct and analyze autoethnographic accounts of my experiences of inclusion in music education as a student and music teacher with disabilities. The specific objectives are to identify inclusive and non-inclusive musical pedagogical practices; to list the teaching knowledge that is essential for promoting inclusion in music classes; and to reflect on the need for methodological adaptations, teaching resources and accessibility strategies in music teaching in order to promote inclusion and effective learning for students with different needs. It asks whether the autoethnographic reflections of a student and music teacher with disabilities can contribute to the training of inclusive music educators. The research followed a qualitative approach and used the method of autoethnography. It was developed in six stages, which included: a narrative bibliographical review, using as a theoretical reference works by Viviane Louro, Renato Sampaio and others; and autoethnographic procedures. Based on the analysis of the autoethnographic accounts, she concluded that the teaching practices and knowledge highlighted in these accounts can contribute to a musical teacher training and performance for inclusion. |
Palavras-chave em inglês: | Inclusive Music Education Autoethnography |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Informação(ões) adicional(is): | MAGALHÃES, Alana Oliveira. Educação Musical e Inclusão: uma autoetnografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URl da licença Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Acesso Disponível em: | 2025-01-06 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Musical_Inclusao_TCC_2024.pdf | 303,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons