Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4040
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A educação musical promovida pela sociedade recreativa da filarmônica 1º de maio na formação de músicos em Salvador |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Givaldo de Cidra |
Asesor(a): | Costa, Rodrigo Heringer |
Miembro(a) del jurado: | Silva , Laurisabel Maria de Ana da |
Miembro(a) del jurado: | Barbosa, Joel Luís da Silva |
Citación : | OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. A educação musical promovida pela sociedade recreativa da filarmônica 1º de maio na formação de músicos em Salvador. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, 2024. |
Resumen: | Este artigo pretende investigar o impacto da Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio na formação de músicos que a integram ou passaram por seus quadros. Fundada em 1920, no bairro Nordeste de Amaralina (Salvador/BA), essa filarmônica tem sido uma instituição central na oferta de educação musical gratuita, ao mesmo tempo em que promove o engajamento comunitário e a preservação cultural. O estudo adota métodos qualitativos e quantitativos, incluindo observações de campo, entrevistas com membros atuais e ex-integrantes, e uma análise do acervo da instituição, como fotografias, vídeos e publicações. Os resultados revelam que a instituição não apenas funciona como um espaço para o desenvolvimento musical, mas também como um importante agente de inclusão social e desenvolvimento individual. A metodologia da filarmônica, centrada na mentoria do maestro, no aprendizado coletivo entre os membros e nas diversas oportunidades de performance, tem sido fundamental para o aprimoramento das habilidades técnicas e para a incorporação de valores como respeito ao próximo, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e disciplina. |
Palabras clave : | Filarmônica 1º de maio Educação musical Formação musica |
Resumen : | The purpose of this article is to examine the impact of the Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio on the development of musicians who are currently, or have been, involved with the institution. Founded in 1920 in the Nordeste de Amaralina neighborhood (Salvador, Bahia), this philharmonic has been a central institution in providing free musical education while promoting community engagement and cultural preservation. The study uses qualitative and quantitative methods, including field observations, interviews with current and former members, and an analysis of the institution's collection of photographs, videos, and publications. The findings reveal that the institution serves not only as a space for musical development, but also as an important agent of social inclusion and individual growth. The philharmonic's methodology, which focuses on mentorship by the maestro, collective learning among members, and various performance opportunities, has been instrumental in improving technical skills and instilling values such as respect for others, teamwork, interpersonal relationships, and discipline |
Palabras clave en inglés: | Filarmônica 1º de Maio Musical Education Formação musica |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Fecha de publicación : | 23-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Acceso disponible en: | 2024-11-23 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4040 |
Aparece en las colecciones: | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Musical_Promovida_ArtigoPeriodico_2024.pdf | 238,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons