Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3992
metadata.dc.type: Produto Educacional
Titre: Acessibilidade em materiais didáticos digitais para estudantes com deficiência visual
metadata.dc.creator: Almeida, Cinthia Carvalho
Cardoso, Ariston de Lima
metadata.dc.description.resumo: A falta de acessibilidade ainda é um obstáculo no processo de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, apesar dos preceitos legais que orientam um sistema educacional sem barreiras que impeçam a independência, bem como o acesso a todas as informações disponibilizadas no espaço escolar. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente educacional para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, se torna imprescindível elaborar materiais didáticos digitais que todos os estudantes possam ter acesso sem nenhuma dificuldade. Desse modo, todos os docentes precisam ter conhecimento de como produzir seus materiais com vistas a atender as necessidades de todos . No que se refere aos estudantes com deficiência visual, os recursos de acessibilidade nos documentos digitais proporcionarão, além da acessibilidade comunicacional, autonomia na realização das atividades. Sendo assim, essa cartilha emerge como produto de uma pesquisa de mestrado com dez Institutos Federais de Educação, dois de cada uma das cinco regiões do país, no período do ensino remoto, a respeito da acessibilidade para estudantes com deficiência visual. A construção desse material informativo teve como escopo apresentar o assunto de forma objetiva e descomplicada, assim como suscitar a conscientização sobre a importância de observar as singularidades dos estudantes para garantir a continuidade dos estudos em qualquer contexto. É relevante destacar que optou-se pela cartilha por ser um material instrucional que pode ser consultado de forma rápida e sempre que houver dúvidas, contribuindo com os professores na confecção de suas atividades e avaliações para disponibilizar em ambiente virtual. Dessa forma, esse recurso informativo tem como objetivo final oportunizar a inclusão de todos os estudantes. Nessa perspectiva, a cartilha apresenta algumas dicas importantes para elaborar slides, documentos de texto, planilhas e PDF possibilitando utilizar recursos de acessibilidade disponíveis em alguns softwares. No material são apresentados alguns exemplos utilizando ilustrações para facilitar a compreensão do leitor.
Mots-clés: Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Tecnologia assistiva
Material didático digital
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 10-fév-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-12-04T19:33:45Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3992
Collection(s) :CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Acessibilidade_Materiais_Didaticos_Produto_2023.pdf4,65 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.