Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Cinthia Carvalho | - |
dc.creator | Cardoso, Ariston de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T19:33:45Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T19:33:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3992 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Material didático digital | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade em materiais didáticos digitais para estudantes com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Produto Educacional | pt_BR |
dc.description.resumo | A falta de acessibilidade ainda é um obstáculo no processo de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, apesar dos preceitos legais que orientam um sistema educacional sem barreiras que impeçam a independência, bem como o acesso a todas as informações disponibilizadas no espaço escolar. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente educacional para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, se torna imprescindível elaborar materiais didáticos digitais que todos os estudantes possam ter acesso sem nenhuma dificuldade. Desse modo, todos os docentes precisam ter conhecimento de como produzir seus materiais com vistas a atender as necessidades de todos . No que se refere aos estudantes com deficiência visual, os recursos de acessibilidade nos documentos digitais proporcionarão, além da acessibilidade comunicacional, autonomia na realização das atividades. Sendo assim, essa cartilha emerge como produto de uma pesquisa de mestrado com dez Institutos Federais de Educação, dois de cada uma das cinco regiões do país, no período do ensino remoto, a respeito da acessibilidade para estudantes com deficiência visual. A construção desse material informativo teve como escopo apresentar o assunto de forma objetiva e descomplicada, assim como suscitar a conscientização sobre a importância de observar as singularidades dos estudantes para garantir a continuidade dos estudos em qualquer contexto. É relevante destacar que optou-se pela cartilha por ser um material instrucional que pode ser consultado de forma rápida e sempre que houver dúvidas, contribuindo com os professores na confecção de suas atividades e avaliações para disponibilizar em ambiente virtual. Dessa forma, esse recurso informativo tem como objetivo final oportunizar a inclusão de todos os estudantes. Nessa perspectiva, a cartilha apresenta algumas dicas importantes para elaborar slides, documentos de texto, planilhas e PDF possibilitando utilizar recursos de acessibilidade disponíveis em alguns softwares. No material são apresentados alguns exemplos utilizando ilustrações para facilitar a compreensão do leitor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acessibilidade_Materiais_Didaticos_Produto_2023.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.