Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Cinthia Carvalho-
dc.creatorCardoso, Ariston de Lima-
dc.date.accessioned2024-12-04T19:33:45Z-
dc.date.available2024-12-04T19:33:45Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3992-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.titleAcessibilidade em materiais didáticos digitais para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoA falta de acessibilidade ainda é um obstáculo no processo de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, apesar dos preceitos legais que orientam um sistema educacional sem barreiras que impeçam a independência, bem como o acesso a todas as informações disponibilizadas no espaço escolar. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente educacional para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, se torna imprescindível elaborar materiais didáticos digitais que todos os estudantes possam ter acesso sem nenhuma dificuldade. Desse modo, todos os docentes precisam ter conhecimento de como produzir seus materiais com vistas a atender as necessidades de todos . No que se refere aos estudantes com deficiência visual, os recursos de acessibilidade nos documentos digitais proporcionarão, além da acessibilidade comunicacional, autonomia na realização das atividades. Sendo assim, essa cartilha emerge como produto de uma pesquisa de mestrado com dez Institutos Federais de Educação, dois de cada uma das cinco regiões do país, no período do ensino remoto, a respeito da acessibilidade para estudantes com deficiência visual. A construção desse material informativo teve como escopo apresentar o assunto de forma objetiva e descomplicada, assim como suscitar a conscientização sobre a importância de observar as singularidades dos estudantes para garantir a continuidade dos estudos em qualquer contexto. É relevante destacar que optou-se pela cartilha por ser um material instrucional que pode ser consultado de forma rápida e sempre que houver dúvidas, contribuindo com os professores na confecção de suas atividades e avaliações para disponibilizar em ambiente virtual. Dessa forma, esse recurso informativo tem como objetivo final oportunizar a inclusão de todos os estudantes. Nessa perspectiva, a cartilha apresenta algumas dicas importantes para elaborar slides, documentos de texto, planilhas e PDF possibilitando utilizar recursos de acessibilidade disponíveis em alguns softwares. No material são apresentados alguns exemplos utilizando ilustrações para facilitar a compreensão do leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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