Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3958
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Ensino de Biologia por investigação: percepção dos estudantes sobre essa abordagem didática para a aprendizagem de genética |
metadata.dc.creator: | Paixão, Deise Antero da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Patricia Petitinga |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
metadata.dc.description.resumo: | O Ensino de Biologia no Brasil vem sofrendo mudanças ao longo dos anos na tentativa de cumprir devidamente o papel da escola para a formação de cidadãos, no entanto, mesmo após mudanças, este ensino privilegia um ensino enciclopédico, teórico e memorístico, como é o caso da genética. Muitas são as metodologias existentes que podem ser utilizadas em sala de aula para favorecer o ensino, como o Ensino por Investigação. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes do Ensino Médio sobre as contribuições do ensino de Biologia por investigação para a aprendizagem de Genética. Para fundamentar as reflexões do nosso estudo buscou-se as contribuições de autores como Carvalho (2018, 2013), Sasseron (2018) e Krasilchik (2004, 1992). A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, na perspectiva interpretativista, com a finalidade de compreender e explicar os fenômenos pelo ponto de vista do pesquisador. Utilizando da metodologia da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) e a entrevista de grupo focal. Os resultados obtidos demostram uma maior aprendizagem por parte dos estudantes sobre o conteúdo abordado, aprendizagem essa que teria sido favorecida através da metodologia utilizada, que proporcionou aulas mais dinâmicas e maior participação e interação dos estudantes. |
Keywords: | Ensino por investigação Ensino de Biologia Ensino de genética Ensino e aprendizagem - SEI (Sequência de ensino investigativo) |
Abstract: | The Teaching of Biology in Brazil has undergone changes over the years in an attempt to properly fulfill the role of the school for the formation of citizens, however, even after changes, this teaching privileges an encyclopedic, theoretical and memoristicteaching, as is the case of genetics. There are many existing methodologies that can be used in the classroom to favor teaching, such as Teaching by Investigation. Thus, the objective of this research is to analyze the perceptions of high school studentsabout the contributions of teaching Biology by investigation to the learning of Genetics.To support the reflections of our study, we sought the contributions of authors such as Carvalho (2018, 2013), Sasseron (2018) and Krasilchik (2004, 1992). The researchtook an exploratory qualitative approach, from an interpretive perspective, with the aim of understanding and explaining the phenomena from the researcher's point of view. Using the methodology of applying an Investigative Teaching Sequence (SEI) and thefocus group interview. The results obtained demonstrate greater learning by students about the content addressed, learning that would have been favored through the methodology used, which provided more dynamic classes and greater participation and interaction of students. |
metadata.dc.subject.en: | Research-based teaching Biology teaching Genetics teaching Teaching and learning - SEI (Investigative teaching sequence) |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 18-May-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-11-28T19:13:45Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3958 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino_Biologia_Investigacao_TCC_2023 (2).pdf | 12,59 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.