Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3956
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Educação para as relações étnico raciais: percepção de docentes de uma escola do campo do munícipio de Iraquara
metadata.dc.creator: Martins, Verônica Luiza Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Maricleide Pereira de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Jacira Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Esse trabalho objetivou compreender que percepções os/as docentes de uma escola do Campo do Município de Iraquara/BA têm da Educação para Relações Étnico Raciais. Tivemos como participantes da pesquisa quatro professores do ensino fundamental II, de uma escola do campo do município de Iraquara-BA. A metodologia utilizada para o estudo foi de caráter qualitativo e de campo com aplicação de um questionário estruturado a cinco docentes. Os resultados obtidos nos levaram a perceber o quanto a Educação para as Relações Étnico-Raciais ainda precisa ganhar o seu enraizamento nas práticas dos participantes da pesquisa, em contrapartida os professores reconhecem e sabem da importância da temática para a formação humana e identitária do educando. Sabem também que precisam ter a compreensão de que é no cotidiano que as políticas de promoção da igualdade racial podem ser construídas. Os dados apontam ainda para a necessidade de formação continuada de professores para esse tema. Essa pesquisa possibilitou alcançar os objetivos traçados, bem como reflexões acerca da Educação para as Relações Étnico-raciais na Educação do Campo.
Palabras clave : Professores
Educação das relações étnico raciais
Educação do campo
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 20-ago-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-11-28T13:54:00Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3956
Aparece en las colecciones: CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Relacoes_Etnico-raciais_TCC_2024.pdf831,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.