Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Verônica Luiza Teixeira-
dc.date.accessioned2024-11-28T13:54:00Z-
dc.date.available2024-11-28T13:54:00Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3956-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico raciaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleEducação para as relações étnico raciais: percepção de docentes de uma escola do campo do munícipio de Iraquarapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Esse trabalho objetivou compreender que percepções os/as docentes de uma escola do Campo do Município de Iraquara/BA têm da Educação para Relações Étnico Raciais. Tivemos como participantes da pesquisa quatro professores do ensino fundamental II, de uma escola do campo do município de Iraquara-BA. A metodologia utilizada para o estudo foi de caráter qualitativo e de campo com aplicação de um questionário estruturado a cinco docentes. Os resultados obtidos nos levaram a perceber o quanto a Educação para as Relações Étnico-Raciais ainda precisa ganhar o seu enraizamento nas práticas dos participantes da pesquisa, em contrapartida os professores reconhecem e sabem da importância da temática para a formação humana e identitária do educando. Sabem também que precisam ter a compreensão de que é no cotidiano que as políticas de promoção da igualdade racial podem ser construídas. Os dados apontam ainda para a necessidade de formação continuada de professores para esse tema. Essa pesquisa possibilitou alcançar os objetivos traçados, bem como reflexões acerca da Educação para as Relações Étnico-raciais na Educação do Campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Maricleide Pereira de Lima-
dc.contributor.referee1Borghi, Idalina Souza Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Castro, Jacira Teixeira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Relacoes_Etnico-raciais_TCC_2024.pdf831,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.