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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3930
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Anamnese nutricional ampliada e projeto dietoterapêutico singular: propostas metodológicas para o cuidado nutricional ampliado |
metadata.dc.creator: | Lima, Sirley Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Demétrio, Franklin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Micheli Dantas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Facina, Vanessa Barbosa |
Citation: | LIMA, Sirley Ribeiro. Anamnese nutricional ampliada e projeto dietoterapêutico singular: propostas metodológicas para o cuidado nutricional ampliado. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | Epistemologicamente a biomedicina tem influenciado o cuidado clínico nutricional. Nesse modelo, o cuidado nutricional se destina ao tratamento dos sinais e sintomas físicos em termos quantificáveis. Muitos profissionais têm guiado a sua prática por meio de orientações nutricionais prescritivas, com pouco auxílio aos sujeitos em suas escolhas alimentares, sobretudo, no que se refere à corresponsabilização e autonomia do cuidado alimentar. Os métodos utilizados na prática clínico nutricional contemporânea, como anamnese e inquéritos alimentares, não permitem que o indivíduo expresse suas percepções sobre nutrição, saúde, corpo, necessidades, projetos de vida, entre outros. Assim, o presente trabalho visa desenvolver dois instrumentos de cunho metodológico para a abordagem ampliada do cuidado nutricional, neste caso uma Anamnese Nutricional Ampliada (ANAM) e um Projeto Dietoterapêutico Singular (PDS). Tomou-se como base um modelo de anamnese utilizado em um curso de graduação em nutrição, ampliando-o por meio de reorientação à luz da concepção de nutrição clínica ampliada. Tanto a ANAM quanto o PDS, além de funcionarem como ferramentas importantes para o diagnóstico nutricional, podem também facilitar ao profissional compreender os significados que o sujeito apresenta sobre a sua alimentação, sua saúde, seu corpo, em seu mundo e o processo de cuidado. No entanto, é necessário saber ouvir o que é dito, saber observar a linguagem não-verbal, saber silenciar quando necessário e considerar todos estes elementos, juntamente ao conhecimento técnico, durante o cuidado nutricional. Os resultados obtidos nesse trabalho oferecem aos nutricionistas subsídios metodológicos para a construção de um cuidado alimentar e nutricional crítico-reflexivo, integral, compartilhado e dialógico, com vistas a atender efetivamente as demandas e expectativas da pessoa cuidada. |
Keywords: | Anamnese Competência clínica Humanização da assistência Interdisciplinaridade Integralidade Nutricionista |
Abstract: | Epistemologically, biomedicine has influenced clinical nutritional care. In that model, nutritional care is intended to treat physical signs and symptoms in quantifiable terms. Many professionals are guided in their practice through guidelines nutritional prescriptions, with little assistance to subjects in their food choices, Above all, it does not refer to co-responsibility and autonomy in food care. You methods used in contemporary nutritional clinical practice, such as anamnesis and surveys consume, does not allow the individual to express their perceptions about nutrition, health, body, needs, life projects, among others. Therefore, this work visa develop two methodological instruments for an expanded approach to care nutrition, in this case an Expanded Nutritional Anamnesis (ANAM) and a Project Singular Diet Therapy (PDS). An anamnesis model used in an undergraduate course in nutrition, expanding it through reorientation in the light of light expanded clinical nutrition conception. Both ANAM and PDS, in addition to functioning as important tools for nutritional diagnosis, they can also facilitate professional understand the meanings that the subject presents about their diet, their health, your body, your world and the process of care. However, you need to know how to listen what is here, knowing how to observe non-verbal language, knowing how to silence when necessary and consider all these elements, together with technical knowledge, during care nutritional. The results obtained in this work offered to subsidized nutritionists methodologies for the construction of critical-reflective food and nutritional care, integral, shared and dialogical, with a view to effectively meeting the demands and expectations of the person being cared for. |
metadata.dc.subject.en: | Anamnesis Clinical competence Humanization of assistance Interdisciplinarity Integrity Nutritionist |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Issue Date: | 2015 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-11-22T16:33:18Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3930 |
Appears in Collections: | CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC |
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