Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3871
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação sexual: desafios e possibilidades nas práticas de ensino na educação infantil |
Autor(es): | Andrade, Tailane Santos |
Orientador(a): | Macedo, Alice Costa |
Membro(a) da banca: | Paluch, Larissa Rolim Borges |
Membro(a) da banca: | Silva, Erica Bastos da |
Referência: | ANDRADE, Tailane Santos. Educação sexual: desafios e possibilidades nas práticas de ensino na educação infantil, Amargosa-BA. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
Resumo: | A interconexão entre a sexualidade e o crescimento holístico de um indivíduo é amplamente reconhecida. No entanto, continua a existir uma resistência prevalecente à discussão deste tema, particularmente nas instituições de ensino. Muitos educadores sentem-se mal equipados ou desconfortáveis quando abordam o assunto, o presente trabalho buscou entender as dificuldades e as possibilidades de se trabalhar a educação sexual na educação infantil. Para levantar as informações necessárias, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma educadora de uma escola pública situada em Amargosa-Ba. Os resultados indicaram que os pais impedem significativamente o avanço da educação sexual nas escolas, juntamente com a preparação insuficiente dos educadores. Consequentemente, é urgente e essencial que as escolas criem um ambiente onde os alunos e suas famílias possam se envolver em discussões e reflexões sobre a importância da educação sexual. Além disso, enfatizamos a necessidade de programas de treinamento de professores incorporarem estudos sobre sexualidade e educação sexual em seus currículos. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação sexual Educação infantil Sexualidade |
Resumo em inglês: | The interconnectedness between sexuality and an individual's holistic growth is widely recognized. However, there is still a prevailing resistance to the discussion of this topic, particularly in educational institutions. Many educators feel ill-equipped or uncomfortable when they approach the subject, the present work sought to understand the difficulties and possibilities of working on sex education in early childhood education. To gather the necessary information, a semi-structured interview was conducted with an educator from a public school located in Amargosa-BA. The results indicated that parents significantly impede the advancement of sex education in schools, along with insufficient preparation of educators. Consequently, it is urgent and essential for schools to create an environment where students and their families can engage in discussions and reflections on the importance of sex education. In addition, we emphasize the need for teacher training programs to incorporate sexuality studies and sex education into their curricula. |
Palavras-chave em inglês: | Pedagogy Sex education Children's education Sexuality |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 21-Ago-2024 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-21T20:30:04Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3871 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Sexual_Desafios_TCC_2024.pdf | 302,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.