Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3862
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Reflexões teórico-metodológicas acerca da pedagogia socialista soviética para a educação do campo |
metadata.dc.creator: | Barreto, Lourival Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carlos Adriando da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Silvana Lúcia da Silva |
Citation: | BARRETO, Lourival Alves. Reflexões teórico-metodológicas acerca da pedagogia socialista soviética para a educação do campo, Amargosa-BA. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo se constitui numa reflexão teórico-metodológica acerca da pedagogia socialista soviética e sua contribuição para a Educação do Campo. A pesquisa se justifica pela relevância do debate teórico no sentido de traçar as dimensões da contribuição filosófica da Pedagogia Socialista Soviética para a Educação do Campo, no Centro de Formação de Professores-CFP. O estudo monográfico, portanto, parte do problema de como a Pedagogia Socialista Soviética promove novas formas de resistência, inclusive teórico metodológica, para a Educação do Campo ao assumir o trabalho enquanto princípio educativo, bem como identifica a Educação Popular como raiz da luta por uma educação específica para os povos do campo. O objetivo do estudo é realizar um debate teórico sobre a base epistemológica da Educação do Campo, com ênfase na Pedagogia Socialista Soviética. Destaca-se na introdução elementos que compõem a pesquisa, e do ponto de vista metodológico se baseia em Gil (2002) e Marconi e Lakatos (2003). As proposições de estudo acerca da educação popular e do campo se dão no debate teórico de Freire (2001) em Paludo (2012), Caldart et al (2012), Molina (2015), Arroyo (2012), Brandão (1981:2009), entre outros. O capítulo I tenciona o diálogo sobre as perspectivas de educação para além do modelo tradicional da pedagogia do capital e da escola burguesa. Se destacam nesse estudo a perspectiva teórica da Educação Popular que constitui a formação de uma sociedade humana pelo objetivo de transformação social. Ainda, apresenta-se as fundamentações que compõe a Educação do Campo como possibilidade de educação para além da educação capitalista. O capítulo II se encarrega pela introdução de elementos que ajudam a refletir o movimento revolucionário russo e a implantação da educação socialista para superação das contradições sociais como a luta de classe. O capítulo III se destina a historicizar o movimento revolucionário russo e a implantação da Pedagogia Socialista Soviética. Posteriormente entendendo o contexto revolucionário e a implantação da pedagogia soviética, destaca-se com base na inferência conceitual as contribuições de Pistrak e sua perspectiva de escola do trabalho. Por fim, as conclusões a que se chega é que a educação enquanto perspectiva revolucionária nascidas do cerne da classe oprimida, demonstram mudança e evidenciam transformações do desumano em humano e a Pedagogia Socialista Soviética contribui para o processo de transformação social a partir da perspectiva do trabalho como princípio educativo. |
Keywords: | Educação do campo Educação popular Pedagogia social - Soviética |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T19:13:01Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3862 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Reflexoes_Teorico_Metodologicas_TCC_2018.pdf | 908,19 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.