Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A Dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicida |
metadata.dc.creator: | Kinukawa, Mariana Akemi Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Ricardo Henrique Resende de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neto, Manoel Alves de Araújo |
Citation: | KINUKAWA, Mariana Akemi Costa. A dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicida, Amargosa-BA. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho monográfico pretende demostrar através de uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica, como o repertório dos rap’s do compositor e cantor brasileiro Emicida podem contribuir para uma aprendizagem e uma prática pedagógica libertadora. Para atingir os determinados objetivos, a pesquisa conta com obras desenvolvidas por autores como: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) e entre outros. A monografia trouxe estudos que permitem a compreensão acerca do contexto histórico do gênero musical rap, evidenciando seu surgimento tanto em âmbito internacional quanto nacional, além de procurar evidenciar o potencial educacional deste estilo musical. Foram selecionadas algumas canções de Emicida e a partir da análise das letras dessas foi observado que as mesmas trazem reflexões sobre a realidade e denunciam a desigualdade social e racial, o que dialoga com a filosofia freiriana, que tem como intuito a busca de uma educação libertadora. |
Keywords: | Pedagogia Pratica pedagógica Rap Desigualdade social Desigualdade racial |
Abstract: | This monographic work aims to demonstrate, through a qualitative and bibliographical methodology, how the rap repertoire of the Brazilian composer and singer Emicida can contribute to learning and a liberating pedagogical practice. To achieve the determined objectives, the research relies on works developed by authors such as: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) and others. The monograph brought studies that allow understanding the historical context of the rap musical genre, highlighting its emergence both internationally and nationally, in addition to seeking to highlight the educational potential of this musical style. Some Emicida songs were selected and from the analysis of their lyrics it was observed that they bring reflections on reality and denounce social and racial inequality, which dialogues with Freirian philosophy, which aims to seek a liberating education. |
metadata.dc.subject.en: | Pedagogy Pedagogical practice Rap Social inequality Racial inequality |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 21-Aug-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T18:58:36Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dimensao_Pedagogica_Rap_TCC_2024.pdf | 812,84 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.