Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3857
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Gestão democrática na perspectiva da educação do campo em uma escola do sistema público municipal de Manoel Vitorino - BA
metadata.dc.creator: Oliveira, Andréa Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Citation: OLIVEIRA, Andréa Jesus. Gestão democrática na perspectiva da educação do campo em uma escola do sistema público munícipal de Manoel Vitorino - BA, Amargosa-BA. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma pesquisa realizada com vistas à conclusão de curso, intitulada: Gestão escolar democrática na perspectiva da Educação do Campo, que tem como foco analisar a gestão na perspectiva da Educação no Campo numa escola do sistema municipal de ensino de Manoel Vitorino. A pesquisa teve como objetivo investigar se a gestão escolar vivenciada na escola tem atendido aos princípios da gestão democrática na perspectiva da Educação do Campo. Visto que, há muitos problemas na escola supracitada, referente às relações entre professores, gestores e demais sujeitos da comunidade escolar. Assim o problema principal dessa pesquisa é analisar de que forma as relações são estabelecidas e até que ponto interfere na implantação da gestão democrática, indispensável para o desenvolvimento dos educandos. A abordagem norteadora deste estudo é a qualitativa, por meio do estudo de caso, que contou com a entrevista estruturada com gestores e professores e o grupo focal com estudantes, como instrumentos de coleta de dados, e ainda a análise documental. Como aporte teórico, entre outros teóricos, recorremos a Vitor Paro (1991); Heloisa Luck (2008) e Libâneo (2007) para abordar a Gestão escolar e Caldart (2008); D’agostini (2012) e Silva (2006) para trabalhar com a Educação do Campo. Os resultados demonstram que as relações estabelecidas entre professores com os gestores e comunidade escolar não se ajustam aos princípios da Gestão Democrática, visto que, de acordo com a análise de dados os elementos que compõe a gestão democrática não fazem parte da realidade da escola, a exemplo da participação efetiva que envolve toda a comunidade escolar, bem como a existência de conselho escolar atuante, entre outros mecanismos. Observamos também, que a Gestão democrática na perspectiva da educação do campo não é uma realidade na escola. Isso fica bem claro na análise do PPP, onde mesmo a escola estando situada em um distrito que embora tenha aspectos urbanos, está inserida em um contexto rural, além disso, 80% dos educandos atendidos pela escola são moradores do campo, mesmo assim, a equipe gestora não reconhece como escola do Campo. Sendo assim é contraditório em relação ao que está definido no decreto n° 7.352, de 04/11/10, que define a escola do Campo como sendo aquela que atenda predominantemente a população do campo mesmo que situada na zona urbana.
Keywords: Educação do campo
Escola do campo
Gestão escolar
Gestão democrática
Abstract: This work is a research carried out with a view to the conclusion of the course, entitled: Democratic School Management from the perspective of Field Education, whose aim is to analyze management from the perspective of Field Education in a school of the municipal education system of Manoel Vitorino. The research had as objective to investigate if the school management experienced in the school has met the principles of democratic management in the perspective of Field Education. Since there are many problems in the aforementioned school, concerning the relations between teachers, managers and other subjects of the school community. Thus the main problem of this research is to analyze how the relations are established and to what extent it interferes in the implementation of the democratic management, indispensable for the development of the students. The guiding approach of this study is the qualitative, through the case study, which counted on the structured interview with managers and teachers and the focus group with students, as instruments of data collection, as well as documentary analysis. As a theoretical contribution, among other theorists, we refer to Vitor Paro (1991); Heloisa Luck (2008) and Libâneo (2007) to address School Management and Caldart (2008); D'agostini (2012) and Silva (2006) to work with Field Education. The results show that the relations established between teachers and managers and the school community do not conform to the principles of Democratic Management, since, according to data analysis, the elements that make up democratic management are not part of the reality of the school. example of effective participation that involves the whole school community, as well as the existence of active school council, among other mechanisms. We also note that democratic management in the field education perspective is not a reality in school. This is very clear in the analysis of the PPP, where even the school is located in a district that although it has urban aspects, is inserted in a rural context, besides, 80% of the students attended by the school are residents of the field, even management team does not recognize as Campo school. Thus, it is contradictory in relation to what is defined in Decree n ° 7.352, 04/11/10, which defines the school of the Field as being that which predominantly meets the population of the field even if located in the urban zone.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Rural school
School management
Democratic management
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 25-Jul-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T18:43:20Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3857
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestao_Democratica_Perspectiva_TCC_2019.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.