Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3843
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A utilização da série Sex Education como recurso didático para o ensino da Biologia |
Autor(es): | Viana, Thailla Santos |
Orientador(a): | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a série “Sex Education” como um exemplo de recurso didático utilizado para proporcionar um diálogo entre a Educação Sexual e ensino de Biologia, explorando a utilização de produções de streaming, no contexto escolar. A pesquisa objetiva analisar como a série pode contribuir para o ensino de temas relacionados à sexualidade no Ensino Médio, reconhecendo o impacto que produções audiovisuais têm nos alunos adolescentes. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa de cunho descritivo e exploratório e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiaberto, tanto para professores, quanto para os alunos, e a elaboração de uma sequência didática, cujos resultados obtidos foram analisados com base na literatura de referência publicada na área. O estudo destaca que a série oferece uma oportunidade de abordar a Educação Sexual de maneira acessível e próxima aos estudantes, criando ambientes interativos em sala de aula e promovendo o debate sobre o tema. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos demonstraram um interesse pelos temas abordados no episódio da série como puberdade, saúde mental e saúde sexual, assim como, a persistência do tabu em torno da Educação Sexual. A série é considerada um subterfúgio para que os estudantes interajam e reflitam sobre questões relacionadas à saúde do corpo e identifiquem-se com os problemas enfrentados pelos personagens retratados na narrativa. Conclui-se que a série “Sex Education” pode desempenhar um papel significativo como recurso didático no ensino de tópicos relacionados à Educação Sexual. A sequência didática proposta no estudo vai além do episódio específico da série e busca estimular outros pesquisadores e professores a explorarem o uso de narrativas seriadas como estratégias formativas, conectando diferentes áreas, como Saúde e Educação, sem se limitar a abordagens exclusivamente técnicas. |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Narrativas seriadas Educação sexual Sequência didática |
Resumo em inglês: | This research addresses the series “Sex Education” as an example of a didactic resource used to provide a dialogue between Sex Education and Biology teaching, exploring the use of streaming productions in the school context. The research aims to analyze how the series can contribute to the teaching of themes related to sexuality in high school, recognizing the impact that audiovisual productions have on adolescent students. The approach used in the research was qualitative with a descriptive and exploratory nature and as a data collection instrument a semi-open experiment was used, both for teachers and for students, and the elaboration of a didactic sequence, whose results were analyzed based on the reference literature published in the area. The study highlights that the series offers an opportunity to approach Sexual Education in an accessible and close way to students, creating interactive environments in the classroom and promoting debate on the subject. The results of the research indicate that the students felt an interest in the topics covered in the episode of the series, such as puberty, mental health and sexual health, as well as the persistence of the taboo around Sex Education. The series is considered a subterfuge for students to interact and reflect on issues related to body health and identify with the problems faced by the characters portrayed in the narrative. It is concluded that the “Sex Education” series can play a significant role as a didactic resource in teaching resources related to Sex Education. The didactic sequence proposed in the study goes beyond the specific episode of the series and seeks to encourage other researchers and teachers to explore the use of serial narratives as training strategies, connecting different areas, such as Health and Education, without being limited to exclusively technical approaches. |
Palavras-chave em inglês: | Teaching Biology Serial narratives Sex education Didactic sequence |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 24-Mai-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-17T19:38:44Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3843 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilizacao_Serie_Sex_TCC_2023.pdf | 23,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.