Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniela Souza-
dc.date.accessioned2024-10-14T14:26:08Z-
dc.date.available2024-10-14T14:26:08Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela Souza. A Contextualização do currículo da Escola Família Agrícola dos municípios integrados da região de Irará, Amargosa-BA. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3823-
dc.description.abstractThe present research had as main focus the contextualization of the curriculum of the School Family Agricultural of the Integrated Municipalities of the Irará-EFAMI Region, the school is located in the municipality of Irará belonging to the state of Bahia. The main objectives of this research were: a) to analyze if the curriculum of the Family Family Agricultural School of the Irará Region Integrated Municipalities (EFAMI) dialogues with the perspective of contextualization, b) to identify the conception of curriculum adopted by the school; c) investigate how the process of building the EFAMI curriculum took place, d) identify how the school curriculum dialogues with the materiality of life of rural subjects; e) identify if the EFAMI curriculum has contributed to the training of subjects in the field; f) to verify if the curriculum worked in the School dialogues with the perspective of the Rural Education. For the realization of this research we methodologically opted for the qualitative approach, using different techniques such as: Interviews with Parents and the school coordinator, focus group with students of the 4th year and the documentary analysis of the Pedagogical Political Project. Throughout this research it was noted that EFAMI has a fundamental role for the formation and life of the subjects, because the methodology worked by the school allows the subjects to always maintain the bond with the field and can produce and contribute to their community, valuing and respecting peasant cultures and struggling for local development. By accessing the school students helped to develop family income through animal husbandry and planting using ecological practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícolapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA Contextualização do currículo da Escola Família Agrícola dos municípios integrados da região de Irarápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como foco principal a contextualização do currículo da Escola Família Agrícola dos Municípios Integrados da Região de Irará-EFAMI, a escola está situada no município de Irará pertencente ao estado da Bahia. Os principais objetivos desta pesquisa foram: a) analisar se o currículo da Escola Família Agrícola dos Municípios Integrados da Região de Irará (EFAMI) dialoga com a perspectiva da contextualização;b) identificar a concepção de currículo adotada pela escola; c) investigar como se deu o processo de construção do currículo da EFAMI;d) identificar como o currículo da Escola dialoga com a materialidade de vida dos sujeitos do campo; e) identificar se o currículo da EFAMI tem contribuído para formação dos sujeitos do campo; f) verificar se o currículo trabalhado na Escola dialoga com a perspectiva da Educação do Campo. Para a efetivação desta pesquisa optamos metodologicamente pela abordagem qualitativa, sendo utilizadas diferentes técnicas como: Entrevistas com os Pais e a coordenadora da escola, grupo focal com os estudantes do 4° ano e a análise documental do Projeto Político Pedagógico. Durante toda essa pesquisa ficou notório que a EFAMI tem um papel fundamental para a formação e na vida dos sujeitos, pois a metodologia trabalhada pela escola permite que os sujeitos mantenham sempre o vínculo com o campo podendo produzir e contribuir com sua comunidade, valorizando e respeitando as culturas camponesa e lutando para o desenvolvimento local. Ao acessar a escola os alunos ajudaram para o desenvolvimento da renda familiar com a criação animal e o plantio utilizando práticas ecológicas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Terciana Vidal-
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Janaína Zdebski da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enCurriculumpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enFamily Agricultural Schoolpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
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