Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis
Autor(es): Silva, Reijane Santos da
Orientador(a): Moura, Terciana Vidal
Membro(a) da banca: Orrico, Nanci Rodrigues
Membro(a) da banca: Rolim, Inaiara Alves
Referência: SILVA, Reijane Santos da. A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis, Amargosa-BA. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: Esta pesquisa é fruto de uma pesquisa realizada na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e tem como foco refletir sobre a visão da comunidade a respeito do fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis do município de Milagres-Bahia. Esta pesquisa parte da compreensão de que o fechamento das escolas do campo tem sido uma preocupação nas localidades rurais, pois cada escola fechada impacta negativamente e evidencia diversos problemas para os alunos que vivem no campo, bem como implicações para própria vida e dinâmica da comunidade onde a escola está localizada. Assim, esta investigação buscou sistematizar a história da Escola Estadual dos Dez Reis contada pelos sujeitos da pesquisa; identificar as consequências educacionais provocado pelo fechamento da escola quanto ao acesso dos moradores à escolarização; identificar as consequências na comunidade provocadas pelo fechamento da escola; e sistematizar os principais aspectos apontados pela comunidade em relação ao fechamento da escola. Para compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo, a pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa, por entendermos ser a mais adequada para dar contas da questão e objetivos da pesquisa. A pesquisa teve como campo empírico a Escola Estadual do Dez Reis, município de MilagresBA. Como sujeitos da pesquisa contamos com a participação dos moradores da comunidade que tiveram uma relação mais direta com a escola como: professores, ex-alunos e moradores. Como técnica de pesquisa utilizamos análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado dessa investigação, destacamos que: o fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis foi feito sem uma reflexão ou diálogo sobre os impactos desse processo na comunidade; a ausência da escola é uma realidade que impõe inúmeros desafios aos estudantes para concluírem a educação básica; a Comunidade Dez Reis teve um grande esvaziamento, pois o fechamento da escola alterou toda a dinâmica do modo de vida na comunidade. Como considerações apontamos que resistir contra o processo de fechamento de escolas do campo, implica a necessidade de reorganização da educação das comunidades campesinas a partir de suas especificidades socioculturais e o reconhecimento da identidade das escolas desse espaço.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Fechamento de escolas
Direito à educação
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 23-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-14T13:08:58Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Visao_Comunidade_Fechamento_TCC_2022.pdf620,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.