Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carmo, Camila do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T18:44:21Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10T18:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Camila do Nascimento. Partir, quebrar âncoras: cartografias de poemas e o devir-mulher-es na escrita de si de Kátia Borges, Amargosa-BA. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3814 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Kátia Borges | pt_BR |
dc.title | Partir, quebrar âncoras: cartografias de poemas e o devir-mulher-es na escrita de si de Kátia Borges | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa cartográfica apresenta problematizações acerca dos poemas publicados em livros e página do facebook da escritora baiana contemporânea, Kátia Borges. As escolhas das publicações seguem aos protocolos da experiência os quais estão ancorados no cotidiano, e ainda, obedecem aos critérios do cartografar o qual acompanha processos, conexões, alianças e redes. Trata-se de interrogar os sentidos por entre os escritos que se espalham no mapa, estes que apresentam um eu descentrado e diverso, formado a partir de indagações que possibilitam a inscrição do individuo no mundo, refletindo para além de si mesmo. Esta cartografia sobre a literatura e o que é escrever, pretende construir e desfazer territórios ao problematizar discursos sobre devir e cuidado de si, escavados da superfície da poesia de Kátia Borges, cuja potencia rasga as representações para fora de si, e, nas alianças com o mundo, devém desfazendo a normatividade da escrita genereificada. A poesia conecta-se a outras produções por meio de suas linhas de fuga e cria sentidos que não está naquilo que são, mas naquilo que se tornam ao se aliançar. Assim, o fio tecido pelos versos acopla-se neste trabalho na pretensão de expandir a vida para fora de nós, quebrar a âncora nesta cartografia de poemas o qual o devir põe-se a deslizar no mapa a partir dos efeitos produzidos pela língua nesta escrita que rompe os limites da linguagem e fissura o cotidiano: “[...] daqui sigo a Finisterre/como quem põe o essencial/na bagagem e esquece/o que deve ser [...]” (Kátia Borges, publicado na página do facebook em 02/05/2015). Nesta construção, buscar-se-á nos fluxos de afectos e perceptos a potência do devir que está na minoria. Deste modo, os repertórios discursivos sobre a mulher, estes que fazem calar, e que, no entanto, produzem resistências no devir-mulher-es instalados nos poemas. A escrita de Kátia Borges em toda sua consistência produz potências fincadas no cuidado de si, que constituem uma prática social e não se reduz ao fazer como, parecer com, ou ainda produzir um eu. Cuidar de si é devir. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Givigi, Ana Cristina Nascimento | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Mônica de Menezes | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Partir_Quebrar_Ancoras_TCC_2016.pdf | 263,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.