Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3791
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Os Artefatos digitais e o ensino de línguas no atendimento educacional especializado para jovens e adultos surdos |
metadata.dc.creator: | Jesus, Rosângela Silva dos Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Poliana da Silva Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Franco, Carlos Alberto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Priscilla Leonor Alencar |
Référence bibliographique: | JESUS, Rosângela Silva dos Santos de. Os artefatos digitais e o ensino de línguas no atendimento educacional especializado para jovens e adultos surdos. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender pessoas jovens e adultas surdas contempla o ensino de Libras como Primeira Língua (L1) e Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2); É recomendado que agregue uma prática educativa funcional, contextualizada e instrumental, propriedades comuns ao uso dos artefatos digitais na escola. Este estudo pretende analisar de que forma os artefatos digitais contribuem para o ensino de Libras e Língua Portuguesa (LP) no AEE para jovens e adultos surdos. Para tanto, teremos como interlocutores de pesquisa estudantes jovens e adultos surdos participantes do AEE e professores de Sala de Recursos Multifuncional (SRM) na área de Surdez. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que envolve revisão bibliográfica, relato da experiência em coordenar e executar o Curso de Extensão "Jovens e Adultos Surdos Conectados: Aprendendo a Libras e a Língua Portuguesa com Artefatos Digitais" e as contribuições de educadores bilíngues de AEE em um questionário Digital. Os resultados revelam que a cultura Digital está cada dia mais inserida no cotidiano das pessoas jovens e adultas surdas. Com isso, o educador do AEE precisaria integrar nas suas práticas educativas dos momentos didáticos- pedagógicos o uso de artefatos digitais, que tenham ou não enfoque na Libras e no surdo. Essas inovações no AEE proporcionam o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social dos educandos. Almeja-se que as práticas educativas nos momentos didáticos-pedagógicos do AEE para educandos jovens e adultos surdos envolvam metodologias visuais e proporcionem um ensino de línguas coerente seguindo as recomendações previstas em legislações vigentes para Educação de Surdos, ou seja, que incorpore o uso de artefatos digitais, garantindo sobretudo a emancipação desses sujeitos na sociedade. |
Mots-clés: | Libras Atendimento educacional especializado Língua portuguesa Cultura digital |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 11-déc-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-08T21:23:50Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3791 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Artefatos_Digitais_Ensino_TCC_2019.pdf | 919,54 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Artefatos_Digitais_Ensino_TCC_2019_Resumo_Libras.avi.mp4 | 3,74 MB | MP4 | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.