Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3770
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Contextos vivenciados pelos surdos simbolizados no conto patinho surdo Amargosa 2017
metadata.dc.creator: Santos, Marivan de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Emmanuelle Felix dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Poliana da Silva
Référence bibliographique: SANTOS, Marivan de Souza. Contextos vivenciados pelos surdos simbolizados no conto patinho surdo.  2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em LÍNGUA PORTUGUESA/ LIBRAS/ LÍNGUA ESTRANGEIRA) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os contextos vivenciados pelos surdos simbolizados no conto Patinho Surdo da autoria de Karnopp e Rosa (2005). Para o desenvolvimento desta investigação foi adotado o enfoque qualitativo de pesquisa com a opção metodológica bibliográfica, com vistas ao aprofundamento do fenômeno estudado. Para tanto, nos baseamos nos escritos de Santos (2011), Eagleton (2006) e Peres (2007) sobre literatura infantil/juvenil e nos estudos de Strobel (2009), Morgado (2011), Porto e Peixoto (2011) e demais outros sobre literatura surda. A análise do conto foi construída a partir de 4 categorias, a saber, a descoberta da surdez; diferença linguística; profissional intérprete e diferença e alteridade surda. O presente estudo possibilitou perceber que as comunidades surdas tem retratado nas literaturas contemporâneas, denominada de literatura surda, o contexto vivenciado pelos surdos, suas lutas, conquistas, direitos e, que o conto Patinho Surdo apresenta elementos discursivos que merecem debate, ou seja, não podem ser marginalizados, ao contrário, devem ser incluídos nas leituras, não somente dos surdos, como também das pessoas ouvintes, inclusive nos espaços educacionais onde há mais acesso a estas leituras.
Mots-clés: Literatura
Surdos
Libras
Résumé: The present work aims to analyze the contexts lived by deaf people symbolized in Patinho Surdo [the deaf duckling] tale, authored by Karnopp e Rosa (2005). For the development of this investigation, it was adopted the qualitative research approach with the bibliographic methodology option, aiming to deep the studied phenomenon. For such, the work was based on Santos (2011), Eagleton (2006) and Peres’ (2007) writings about children’s literature in the studies of Strobel (2009), Morgado (2011), Porto e Peixoto (2011) and others about Deaf Literature. The analysis of the tale was built from four categories: the discovery of deafness, linguistics difference, professional interpreter and deaf difference and alterity. The present study enables us to realize that deaf communities have been pictured in Contemporaneous Literature, denominated Deaf Literature, the context by deaf people, their struggles, achievements, rights and, that Patinho Surdo presents discursive elements that deserve to be debated, in other words, they should not be left aside, on the contrary, they must be included in not only deaf people but also in listening people’s reading, even in educational spaces where there is more access to this reading
metadata.dc.subject.en: Literature
Deaf
Pounds
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 28-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T18:46:45Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3770
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Contextos_ Vivenciados_Pelos_TCC_2017.pdf1,62 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Contextos_Vivenciados_Pelos_TCC_2017_Resumo_LIbras.mp47,87 MBMP4Voir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.