Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio |
metadata.dc.creator: | Santos, Patrícia Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Geisa Borges da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Mônica Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Érica Bastos da |
Référence bibliographique: | SANTOS, Patrícia Oliveira dos. A relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do ensino médio 2019 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa teve por objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras literárias, dando ênfase ao trabalho realizado com jovens do Ensino Médio. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura e da literatura na vida dos indivíduos. Tomou-se como base teórica as discussões empreendidas por Martins (1982), Saveli (2007), Kleiman (2008) e Lerner (2008) que tratam sobre o processo de letramento literário no contexto escolar. Além disso, essas autoras discutem sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação Básica e apresentam alternativas que podem colaborar para o aumento do número de estudantes leitores. Apresentamos algumas discussões de Freire (2008) sobre a importância do “ato de ler”, seguido dos argumentos de Perrone (2016) acerca do “conceito de literatura” e sobre o suposto “perigo” que alguns críticos acreditavam que ela estava correndo. Adiante, apresentamos algumas das diferenças abordadas pela autora sobre texto literário e não literário. Logo depois, abordamos como vem acontecendo o processo de escolarização da literatura, utilizando como base as teorias de Cosson (2006). A realização da pesquisa quanti-qualitativa se deu a propósito da verificação dos índices que mostram o pouco contato dos jovens com textos literários e, frente a esse cenário, buscamos entender quais os motivos para esse problema. Para tanto, fora aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas em uma das turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Varzedo (BA) no dia oito de junho de 2018. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os estudantes, embora tenham consciência da importância da leitura literária para suas vidas e reconheçam o incentivo realizado pela escola, eles não possuem práticas habituais de leitura literária e quando a realizam é somente por obrigação e não por prazer. |
Mots-clés: | Educação - Ensino médio Literatura Leitura Letramento literário |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 24-jui-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-01T21:54:19Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3759 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Relevancia_Leitura_Literaria_TCC_2019.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.