Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3752
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Leitura e escrita em língua portuguesa: uma proposta de aplicação do gênero história em quadrinhos para surdos |
metadata.dc.creator: | Conceição, Letícia Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almeida, Ayane Nazarela Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vecchia, Adriana Dalla |
metadata.dc.contributor.referee2: | Baqueiro, Ana Luisa Dominguez |
Référence bibliographique: | CONCEIÇÃO, Letícia Maria da Silva. Leitura e escrita em língua portuguesa: uma proposta de aplicação do gênero história em quadrinhos para surdos 2019. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O desenvolvimento dos atos de ler e escrever é fundamental tanto para uma renovação pessoal contínua, quanto para uma atuação social crítica, no entanto percebemos que se ouvintes já apresentam limitações nesstas habilidades, os surdos demonstram sentir ainda mais dificuldades de modo a não, raras vezes, rejeitarem o contato com o texto escrito. Visando acessar meios de minimizar os entraves causadores da rejeição, esta pesquisa objetivou analisar as habilidades de leitura e escrita de estudantes Surdos a partir de histórias em quadrinhos e por meio da língua de sinais. A proposta de intervenção foi realizada na Escola Municipal Almeida Sampaio, no período noturno, com dois estudantes Surdos do segmento II, nível 4, da Educação de Jovens e Adultos- EJA de uma turma de inclusão do Centro Educacional Municipal de Educação de Jovens e Adultos- CEMEJA. Intentamos observar o impacto da proposta metodológica de Fernandes (2003), através da aplicação de três oficinas baseadas no gênero história em quadrinhos. Inicialmente foi aplicada uma atividade diagnóstica e, em seguida, cada uma das oficinas que envolviam atividades de leitura, compreensão e escrita do português. Dessta forma, elaboramos três Matrizes para acompanhamento do desempenho de cada participante e planilhas de avaliação para que o processo de ensino e aprendizagem pudesse ser monitorado e aperfeiçoado. Além disso, as matrizes e planilhas contribuem ao fornecerem orientações quanto aos critérios que permeiam todo o processo de aplicação das oficinas adequando-se à proposta metodológica e às particularidades percebidas na prática. O desenvolvimento de atividades em três fases, de leitura, compreensão e escrita, que compõem a coleta de dados, nos permitiu obter uma visão holística sobre o processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção em escrita de segunda língua para Surdos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que foi embasada em pesquisas que enfocam ensino de língua portuguesa-LP para Surdos (FERNANDES, 2003; ALBRES, 2012; PEREIRA, 2014), estudos sobre gênero textual (SCHNEUWLY & DOLZ, 2011; GERALDI, 2016; MARCUSCHI, 2011) e sobre histórias em quadrinhos (FREITAS, 2015; VERGUEIRO, 2004; RAMOS, 2009). Ao mesmo tempo, constitui-se como uma proposta de intervenção que pode ser replicada por professores de Surdos, por termos elaborado matrizes de acompanhamento de desempenho, e planilhas avaliativas que resgatam a concepção de ensino fundamentado em sua função cultural, interativa e social. Concluímos que a história em quadrinhos por ser um gênero que estabelece forte relação com a leitura de imagens e texto verbal, requer do estudante Surdo a ativação e aplicação de um dos seus pontos fortes que é a visualidade, num esforço de atribuir significados à língua portuguesa através da Libras, impactando na compreensão leitora e na produção escrita. |
Mots-clés: | Libras- Estudo e ensino Leitura Surdos Escrita Quadrinhos Língua portuguesa |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 13-déc-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-01T19:18:12Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3752 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Leitura_Escrita_Lingua_TCC_2019.pdf | 15,62 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Leitura_Escrita_Lingua_TCC_2019_Resumo_Libras.mp4 | 8,48 MB | MP4 | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.