Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3731
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O ensino da língua inglesa em uma escola pública do ensino médio |
Autor(es): | Lima, Vanusa dos Santos |
Orientador(a): | Rocha, Eleomarques Ferreira |
Referência: | LIMA, Vanusa dos Santos. O ensino da língua inglesa em uma escola pública do ensino médio, Amargosa-BA. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016. |
Resumo: | O presente estudo, intitulado “O ensino da língua inglesa em uma escola pública do ensino médio”, teve como objetivo pesquisar o contexto escolar bem como examinar as opiniões de alunos e professores da disciplina, fazendo uma análise qualitativa sobre a situação atual do ensino. Trata-se de um estudo de caso que utiliza, como ferramentas, a observação e questionários para a coleta de dados da escola, de professores e alunos. Para a análise dos resultados, compararam-se as respostas dos professores e alunos com os dados da observação e textos teóricos que abordam o ensino da língua inglesa, a formação dos professores, a metodologia de ensino e o livro didático. Com base em autores como Cruz (2011), que discute a não formação do professor e a banalização da disciplina de inglês, e também de Paiva (2009), que argumenta sobre a metodologia a ser utilizada em sala de aula e Silva & Rocha (2012), que discutem o papel livro do didático de língua inglesa, procurou-se avaliar os resultados da pesquisa e verificar as condições do ensino da língua inglesa. Os dados obtidos comprovaram que o contexto da escola pública com relação ao ensino de inglês enfrenta alguns desafios, mas também foram identificadas possibilidades de melhorias no ensino. Questões como a formação e a fluência do professor, assim como o uso do livro didático, são discutidas na pesquisa. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino médio Educação pública |
Resumo em inglês: | This study, entitled “Teaching English in a public high school”, investigated the school context as well as the opinions of English language students and teachers, conducting a qualitative analysis of the current teaching situation. It is a case study that utilizes, as tools, observation and questionnaires to collect school, teacher, and student data. For analysis of the results, teacher and student answers were compared to the observation data and theoretical texts dealing with teacher development, teaching methodology, and textbooks. Based on such authors as Cruz (2011), who discusses the non-development of the teacher and the banalization of the English subject, and also Paiva (2009), who argues about the methodology to use in the classroom, and Silva & Rocha (2012), who discuss the role of the English textbook, an attempt was made to evaluate the research results and inquire as to the current status of English teaching at the school. Data obtained in the research showed that the school context in relation to teaching English faces a few challenges, but possibilities of improvement have been identified. Lssues such as teacher development and fluency, as well as the use of textbooks, are discussed in the study. |
Palavras-chave em inglês: | English language - Study and teaching High school Public education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2016 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-30T20:15:13Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3731 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino_Lingua_Inglesa_TCC_2016.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.