Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3720
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na rede regular de ensino no município de Amargosa – BA: análise sobre as práticas pedagógicas |
metadata.dc.creator: | Reis, Simone Souza dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbosa, Irenilson de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cozzani, Márcia Valéria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jean Adriano Barros da |
Référence bibliographique: | REIS, Simone Souza dos. Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na rede regular de ensino no município de Amargosa – BA: análise sobre as práticas pedagógicas, Amargosa-BA. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão teórica com ênfase nas práticas pedagógicas voltadas para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula de ensino regular. Desse modo, refletimos sobre uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso, realizada em duas escolas municipais localizadas em Amargosa – BA. Para tal, foi delineado, como objetivo geral, identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor frente ao processo de inclusão do aluno autista no contexto da sala de aula do ensino regular. Partindo dos objetivos específicos o presente trabalho pretende: identificar o respaldo legal que possui a criança autista, refletir sobre o Transtorno global do desenvolvimento que está incluso o TEA e investigar a prática docente direcionada para a inclusão de crianças diagnosticadas com TEA. Logo, nossas reflexões salientam que a inclusão do aluno com TEA no contexto escolar requer planejamento de práticas voltadas para esse público. Com isso, faz necessário investir na formação continuada dos professores, para que possam conhecer mais profundamente sobre o Transtorno do Espectro Autista e intervir satisfatoriamente junto às praticas de aprendizagem. Entretanto é latente a necessidade de incorporação de ações emancipatórias que viabilizem as relações entre os professores da sala regular e da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). |
Mots-clés: | Transtorno do espectro autista Práticas pedagógicas Inclusão escolar Educação inclusiva Práticas de ensino |
Résumé: | This research proposes to accomplish a theoretical reflection with emphasis on the pedagogical practices aimed at the inclusion of the student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the regular classroom. Thus, we reflect based on a qualitative research, characterized as a case study, carried out in two municipal schools located in Amargosa - BA. For that, it was designed, as a general objective, to identify the pedagogical practices used by the teacher in relation to the process of inclusion of the autistic student in the context of the regular teaching classroom. Based on the specific objectives the present research intends to: identify the legal support that the autistic child has, reflect on the Global Disorder development that is included the ASD and to investigate the teaching practice directed to the inclusion of children diagnosed with ASD. In this way, our reflections emphasize that the inclusion of the student with ASD in the school context requires planning of practices aimed at this audience. Therefore, it is necessary to invest in the continuous formation of the teachers, so that they can know more deeply about the Autism Spectrum Disorder and intervene satisfactorily next to the practices of learning. However, there is a latent need for the incorporation of emancipatory actions that enable the relations between the teachers of the regular classroom and the Specialized Educational Assistance (SEA). |
metadata.dc.subject.en: | Autistic spectrum disorder Pedagogical practices School inclusion Inclusive education Teaching practices |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T13:45:09Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3720 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Inclusao_Criancas_Transtorno_TCC_2019.pdf | 847,67 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.