Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Os Limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de aquisição de alfabetização em decorrência da condição de ser estudante trabalhador
Autor(es): Santos, Andréia Porcino
Orientador(a): Clark, Geórgia Nellie
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Santos, Andreia Barbosa dos
Referência: SANTOS, Andréia Porcino. Os Limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de aquisição de alfabetização em decorrência da condição de ser estudante trabalhador, Amargosa-BA. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre os limites que os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJAI enfrentam por serem estudantes trabalhadores e norteou-se pelas seguintes questões: quais os limites enfrentados no processo de aquisição da alfabetização por estudantes trabalhadores Jovens, Adultos e Idosos? Quem são os sujeitos da EJAI? Quais as implicações de ser estudante trabalhador? Quais as especificidades da alfabetização na EJAI? Tem como objetivo geral compreender os limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de alfabetização decorrentes da condição de serem estudantes trabalhadores. Para tanto, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Entender o percurso da EJAI como direito; 2) Compreender quem são sujeitos da EJAI, e sua condição de estudante trabalhador; 3) Discutir o processo de alfabetização da EJAI da classe trabalhadora. A pesquisa tomou como referência empírica uma turma do nível I da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, de uma escola pública da rede Municipal de Amargosa-Ba. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por três estudantes da EJA, nível I e a professora dessa turma. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de campo, tendo como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Durante toda pesquisa, o referencial teórico constituiu-se no diálogo com Gonsalves (2012), Gadotti (2011), Arroyo (2011), Antunes (2000), Di Pierro (2008) e Paulo Freire (1981), entre outros. Por fim, com as informações adquiridas na pesquisa foi possível identificar e compreender os limites buscados, a saber: dificuldade em conciliar trabalho e estudo; ausência de tempo para estudo fora da escola; fragmentação no processo de escolarização; distância entre o conteúdo proposto e a realidade dos estudantes.
Palavras-chave: Educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização de adultos
Estudante trabalhador
Educação de adultos
Educação - Aspectos sociais
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 1-Mar-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-29T13:27:05Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3718
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