Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3718
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Os Limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de aquisição de alfabetização em decorrência da condição de ser estudante trabalhador |
Autor(es): | Santos, Andréia Porcino |
Orientador(a): | Clark, Geórgia Nellie |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Santos, Andreia Barbosa dos |
Referência: | SANTOS, Andréia Porcino. Os Limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de aquisição de alfabetização em decorrência da condição de ser estudante trabalhador, Amargosa-BA. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre os limites que os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJAI enfrentam por serem estudantes trabalhadores e norteou-se pelas seguintes questões: quais os limites enfrentados no processo de aquisição da alfabetização por estudantes trabalhadores Jovens, Adultos e Idosos? Quem são os sujeitos da EJAI? Quais as implicações de ser estudante trabalhador? Quais as especificidades da alfabetização na EJAI? Tem como objetivo geral compreender os limites enfrentados pelos estudantes da EJAI no processo de alfabetização decorrentes da condição de serem estudantes trabalhadores. Para tanto, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Entender o percurso da EJAI como direito; 2) Compreender quem são sujeitos da EJAI, e sua condição de estudante trabalhador; 3) Discutir o processo de alfabetização da EJAI da classe trabalhadora. A pesquisa tomou como referência empírica uma turma do nível I da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, de uma escola pública da rede Municipal de Amargosa-Ba. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por três estudantes da EJA, nível I e a professora dessa turma. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de campo, tendo como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Durante toda pesquisa, o referencial teórico constituiu-se no diálogo com Gonsalves (2012), Gadotti (2011), Arroyo (2011), Antunes (2000), Di Pierro (2008) e Paulo Freire (1981), entre outros. Por fim, com as informações adquiridas na pesquisa foi possível identificar e compreender os limites buscados, a saber: dificuldade em conciliar trabalho e estudo; ausência de tempo para estudo fora da escola; fragmentação no processo de escolarização; distância entre o conteúdo proposto e a realidade dos estudantes. |
Palavras-chave: | Educação de jovens, adultos e idosos Alfabetização de adultos Estudante trabalhador Educação de adultos Educação - Aspectos sociais |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 1-Mar-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-29T13:27:05Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3718 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Limites_Enfrentados_Pelos_TCC_2019.pdf | 820,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.