Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3713
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Etnografia de infâncias recôncavas: culturas infantis e produções artísticas na escola |
metadata.dc.creator: | Santos, Naelsan dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Macedo, Alice Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Larissa Edite de Magalhães Porto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Référence bibliographique: | SANTOS, Naelsan dos. Etnografia de infâncias recôncavas: culturas infantis e produções artísticas na escola, Amargosa-BA. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa realizou a Etnografia e Abordagem Qualitativa dos resultados, na perspectiva de que as produções artísticas na primeira infância proporcionam meios para o entendimento do pensamento e das expressões de determinada cultura. Diante disso, surge a problemática: como tem ocorrido o processo de produção em sala de aula das culturas e artes das crianças na primeira infância? Enquanto objetivos, de modo geral, buscar tecer uma escuta das produções artísticas e culturais da primeira infância (crianças de 3 anos de idade) como modo de transmissão de memórias, na turma do Grupo 03 da Educação Infantil, em uma creche municipal na cidade de Ubaíra, onde foram selecionados artigos na plataforma Oasisbr, que se encontra no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibicit). Especificamente, pesquisar os benefícios da produção artística infantil em sala de aula; compreender as relações interpessoais das crianças e seus comportamentos em sala de aula e observar a ludicidade a fim de perscrutar estilhaços de memórias e aspectos socioemocionais. Como base teórica: FREIRE (2003, 2007, 1991); ANASTÁCIO (2015); CARVALHO (2010); CAVALEIRO (2012); CORNETO (2015) e EÇA (2010), dentre outros. Portanto, entende-se que a produção em sala de aula das artes infantis manifesta-se como formas de interpretações e reinterpretações de suas culturas. Além disso, compreende-se que as relações interpessoais das crianças e seus comportamentos em sala de aula expressam aspectos importantes de suas culturas, assim como os brinquedos, brincadeiras e outras cenas lúdicas permitem perscrutar estilhaços de memórias e aspectos culturais infantis. |
Mots-clés: | Educação infantil - Creche Etnografia Arte Cultura |
Résumé: | This research carried out Ethnography and Qualitative Approach of the results, from the perspective that artistic productions in early childhood provide means for understanding the thought and expressions of a given culture. In view of this, the problem arises: how has the process of production of children's cultures and arts in the classroom in early childhood occurred? As objectives, in general, seek to listen to the artistic and cultural productions of early childhood (children aged 3) as a way of transmitting memories, in the class of Group 03 of Early Childhood Education, in a municipal daycare center in the city of Ubaíra, where articles were selected on the Oasisbr platform, which is found on the Brazilian Portal of Publications and Scientific Data in Open Access, by the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (Ibicit). Specifically, research the benefits of children's artistic production in the classroom; understand the interpersonal relationships of children and their behaviors in the classroom and observe playfulness in order to scrutinize fragments of memories and socio-emotional aspects. As a theoretical basis: FREIRE (2003, 2007, 1991); ANASTÁCIO (2015); CARVALHO (2010); CAVALEIRO (2012); CORNETO (2015) and EÇA (2010), among others. Therefore, it is understood that the production of children's arts in the classroom manifests itself as forms of interpretations and reinterpretations of their cultures. In addition, it is understood that children's interpersonal relationships and behaviors in the classroom express important aspects of their cultures, just as toys, games and other playful scenes allow us to examine fragments of memories and children's cultural aspects. |
metadata.dc.subject.en: | Children's education - Daycare Ethnography Art Culture |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 20-aoû-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-27T20:37:34Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3713 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Etnografia_Infancias_Reconcavas_TCC_2024.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.