Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cirqueira, Adriely de Jesus Brito | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T19:23:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T19:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.identifier.citation | CIRQUEIRA, Adriely de Jesus Brito. Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | PNAIC | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico intitulado “Percepções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA”, tem como objetivo compreender as implicações do PNAIC para as turmas de alfabetização e as contribuições das formações continuadas para os alfabetizadores. Além disso pretende discutir como se efetiva o programa na prática pedagógica dos docentes pesquisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram docentes que atuam como alfabetizadores e participam das formações ofertadas pelo PNAIC. Para um embasamento teórico do estudo, recorremos a alguns autores como: Lerner (2002), Kramer (2010), Castanheira (2009), Moraes (2012), Nóvoa (1995), Mortatti (2006), Garcia (1996), dentre outros, que discutem sobre a formação continuada de professores e temáticas voltadas para as práticas alfabetizadoras. A partir dos resultados das análises de dados, foi possível perceber que a formação continuada é de suma importância para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, especialmente numa proposta de constantes reflexões a partir das práxis pedagógicas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee1 | Clark, Geórgia Nelly | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcoes_Sobre_Pacto_TCC_2018.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.