Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCirqueira, Adriely de Jesus Brito-
dc.date.accessioned2024-09-27T19:23:18Z-
dc.date.available2024-09-27T19:23:18Z-
dc.date.issued2018-04-03-
dc.identifier.citationCIRQUEIRA, Adriely de Jesus Brito. Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titlePercepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico intitulado “Percepções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA”, tem como objetivo compreender as implicações do PNAIC para as turmas de alfabetização e as contribuições das formações continuadas para os alfabetizadores. Além disso pretende discutir como se efetiva o programa na prática pedagógica dos docentes pesquisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram docentes que atuam como alfabetizadores e participam das formações ofertadas pelo PNAIC. Para um embasamento teórico do estudo, recorremos a alguns autores como: Lerner (2002), Kramer (2010), Castanheira (2009), Moraes (2012), Nóvoa (1995), Mortatti (2006), Garcia (1996), dentre outros, que discutem sobre a formação continuada de professores e temáticas voltadas para as práticas alfabetizadoras. A partir dos resultados das análises de dados, foi possível perceber que a formação continuada é de suma importância para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, especialmente numa proposta de constantes reflexões a partir das práxis pedagógicas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee1Clark, Geórgia Nelly-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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